Quem é o chef que representará o Brasil em concurso de trufas na Espanha
Todos os candidatos terão que usar a trufa de Sória, cujas características refletem o solo e o clima da região espanhola
compartilhe
SIGA
O Brasil tem um representante no concurso internacional "Cozinhando com Trufas", que ocorre anualmente na província de Sória, na Espanha, polo de produção de trufas negras. Nascido em São Paulo, o chef Diego Carrilho, de 35 anos, apresentará aos jurados um prato com ingredientes que valorizam a cultura brasileira. A prova será realizada neste sábado (7/2).
Esta será a primeira participação de Diego no concurso, que este ano chega à sexta edição. "Vejo essa competição como uma oportunidade de troca real: de técnica, de território e de cultura gastronômica", destaca o chef.
O convite surgiu depois que o paulistano participou de uma expedição de caça às trufas em novembro de 2025 no Rio Grande do Sul, onde foi descoberta a espécie Sapucay. Desde então, ele tem aprofundado os estudos com a ajuda do professor Marcelo Sulzbacher, doutor em biologia de fungos, especialista em trufas e fundador da Simbiose Tartufo, empresa que se dedica ao desenvolvimento da truficultura no Brasil.
"Me interesso muito em entender o ingrediente além do luxo, compreender o terroir, o processo biológico e o impacto do ambiente no sabor", informa Diego.
O plano do chef era levar a trufa brasileira, mas houve uma mudança nas regras do concurso e todos os candidatos terão que usar a espanhola. "As trufas de Sória são conhecidas pela intensidade aromática, pelo sabor terroso e almiscarado e pela grande complexidade sensorial. Elas refletem muito bem o solo e o clima da região", descreve.
Diego apresentará aos jurados um prato com cupim, jus (líquido liberado durante o cozimento da carne) trufado, musseline de baru, farofa de castanhas e ar de leite de castanha defumado. Para finalizar, formigas amazônicas saúva.
"A trufa é a protagonista, mas faço questão de levar o Brasil no repertório, nos ingredientes, nas texturas e na narrativa do prato. A proposta é mostrar que os sabores brasileiros podem conversar de igual para igual com a alta gastronomia internacional, sem perder identidade."
Leia Mais
O chef
Especializado em charcutaria, Diego Carrilho é conhecido como "o mestre do jamón". Começou a trabalhar aos 13 anos, foi sócio do Empório Pata Negra, criando a primeira jamoneria do país, estudou na Espanha para se aprofundar na cultura do jamón e hoje lidera o projeto MiCasa, espaço que une gastronomia, arte e música.
O concurso
O concurso internacional "Cozinhando com Trufas" reúne chefs de diferentes partes do mundo para cozinhar com as trufas da região de Sória, reconhecidas internacionalmente pela qualidade. Além da competição em si, o concurso promove uma imersão completa no universo da trufa, incluindo a experiência de caça, troca técnica entre os participantes e a valorização do território local.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
No total, serão oito equipes, sendo uma da Áustria, uma da Espanha, uma dos Estados Unidos, uma da Índia, uma de Portugal, uma de Singapura, uma da Tailândia, e a do Brasil. Cada equipe terá 15 minutos para elaborar seus pratos. Depois, eles serão degustados pelos júris (profissional e popular), que decidirão qual será o campeão.