Música

Cristovão Bastos chega aos 80 anos e lança álbum com Rogério Caetano

Formação com piano e violão 7 cordas de aço, apresentada pela dupla, é inédita. Disco gravado ao vivo tem 12 faixas, do samba à valsa

Publicidade
Carregando...

Compositor, pianista e arranjador, Cristovão Bastos completará 80 anos em 3 de dezembro, mas a festa já começou. Cheio de planos para celebrar a data, ele acaba de lançar álbum em parceria com o violonista e compositor goiano Rogério Caetano.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Com 12 faixas autorais da dupla, “Cristovão Bastos e Rogério Caetano ao vivo” (Biscoito Fino) traz também parcerias do aniversariante com Paulinho da Viola, Maurício Carrilho e Paulo César Pinheiro.

O disco foi gravado no Teatro Paiol, em Curitiba (PR), durante show de piano e violão realizado em 2024. “A versão ao vivo do nosso encontro captura conversas de dois amigos, que fluem com ou sem instrumentos”, afirma Bastos.

Durante dois anos, Cristovão e Rogério se apresentaram em muitos lugares. “Temos uma sintonia muito boa”, conta o pianista. “Espero que o público aprecie esses momentos de nossas viagens.”

O disco não foi planejado para a comemoração dos 80 anos, pois foi gravado em 2024. “Como está saindo agora, entra também nas festividades. Estou planejando muitas coisas para celebrar a data, mas ainda não tenho clareza do que poderia fazer”, diz Cristovão Bastos.

Nessas oito décadas de vida, o pianista e arranjador se tornou um dos músicos mais requisitados da MPB. Trabalhou com Chico Buarque, Paulinho da Viola, Aldir Blanc, Paulo César Pinheiro, Elton Medeiros e Abel Silva. Criou arranjos para Nana Caymmi, Edu Lobo, Elza Soares, Miúcha e Gal Costa.

Cristovão garante que chegar aos 80 não muda nada para ele, pois continua trabalhando do mesmo jeito. “Espero que quando fizer 100 anos, as coisas continuem assim”, brinca.

“Só quero trabalhar com a cabeça boa, pois para tocar está muito bom, até melhor do que antes, pois não paro de estudar. Tenho muito trabalho pela frente. Estou compondo muitas canções e também temas instrumentais”, revela.

O violonista Rogério Caetano comemora a parceria. “Quando gravamos o álbum, já estávamos com o repertório bem maduro, tocando juntos na estrada há um bom tempo. Então, o disco é o resultado dessa conexão já bastante madura”, comenta.

O primeiro álbum deles, “Cristóvão Bastos e Rogério Caetano”, foi indicado ao Grammy Latino em 2021. Ao se referir aos 80 anos do amigo, o violonista é só elogios. “Cristovão é maravilhoso, especial, competente, humilde, gente boa demais. Este nosso disco de música instrumental brasileira tem criatividade e gêneros variados: samba, forró, choro, polca, valsa. Também tem muita improvisação, um bate-bola dos dois. Ficou muito legal.”

Rogério destaca que a formação piano e violão 7 cordas de aço é inédita na história fonográfica da música brasileira. “Todos os outros duos são com violão de cordas de nylon. Como o piano tem cordas de aço, fica uma sonoridade potente, vigorosa e original. A marca registrada do nosso duo é a originalidade e a sonoridade”, conclui.

Capa do disco de Cristovão Bastos e Rogério Caetano tem fundo amarelo-ouro sobre o qual estão desenhadas cordas de violão e teclas de piano
Biscoito Fino/divulgação


FAIXA A FAIXA

“Milena”
De Rogério Caetano

“Acreditei nos beijos dela”
De Cristovão Bastos e Paulinho da Viola

“Um chorinho em Cochabamba”
De Eduardo Neves e Rogério Caetano

“Choro saudoso”
De Cristovão Bastos e Paulo César Pinheiro

“Obrigado, Rapha”
De Rogério Caetano

“Sem palavras”
De Cristovão Bastos

“Choro pro Waldir”
De Cristovão Bastos e Paulinho da Viola

“Criançada reunida”
De Rogério Caetano

“Polca do Jequitibá”
De Cristovão Bastos e Maurício Carrilho

“Forró das palmas”
De Rogério Caetano

“Três Marias”
De Rogério Caetano

“O galo fugiu”
De Cristovão Bastos

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

“CRISTOVÃO BASTOS E ROGÉRIO CAETANO AO VIVO”


• Álbum de Cristovão Bastos e Rogério Caetano
• 12 faixas
• Biscoito Fino
• Disponível nas plataformas digitais

Tópicos relacionados:

cristovao-bastos disco musica rogerio-caetano

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay