'THE FATE OF OPHELIA'

Por que ouvir Taylor Swift ao volante pode aumentar riscos no trânsito

Estudo publicado no Ergonomics Journal sugere que ouvir Taylor Swift ao dirigir pode influenciar comportamentos de risco no trânsito

Publicidade
Carregando...

Ouvir Taylor Swift pode não ser a melhor trilha sonora para quem está dirigindo. Uma pesquisa conduzida pela plataforma de comércio eletrônico de peças automotivas Ovoko e publicada no Ergonomics Journal. indica que o ritmo acelerado da música “The Fate of Ophelia” pode estimular comportamentos imprudentes no trânsito.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

De acordo com a pesquisa, músicas com mais de 120 batidas por minuto (BPM) tendem a aumentar a distração dos motoristas. O mais recente hit da cantora tem 124 BPM, ultrapassando o limite considerado seguro pelos pesquisadores.

O levantamento foi conduzido pela plataforma de comércio eletrônico de peças automotivas Ovoko e publicado no Ergonomics Journal. Ao todo, 46 voluntários da cidade de Coventry, na Inglaterra — homens e mulheres em número igual — participaram de simulações de direção enquanto ouviam faixas da artista.

Os resultados mostraram que músicas acima de 120 BPM levaram os participantes a dirigir em velocidades mais altas, apresentar tempo de reação mais lento e demonstrar menor percepção de risco. Segundo os cientistas, o perigo aumenta quando o ritmo acelerado é combinado com graves intensos, estruturas rítmicas complexas ou letras emocionalmente evocativas.

Para Kazimieras Urbonas, representante da Ovoko, o estilo musical de Taylor Swift exige atenção redobrada ao volante. “As músicas dela costumam ter letras ricas em narrativa e emoção, o que pode ser especialmente prejudicial para motoristas que já têm dificuldade de manter o foco”, afirmou no artigo.

Além de “The Fate of Ophelia”, outras faixas do álbum “The Life of a Showgirl”, lançado em outubro de 2025, também foram classificadas como potencialmente problemáticas para a condução. Entre elas estão “Actually Romantic” (170 BPM), “The Life of a Showgirl” (156 BPM) e “Opalite” (125 BPM).

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay