Festivais literários prometem agitar mundo das letras em 2026
Tendência de encontro entre autores e público deve se manter aquecida, com série de eventos programados para Minas Gerais e outros estados brasileiros
compartilhe
SIGA
Em 2026, a literatura brasileira e internacional volta a ocupar praças, cidades históricas e grandes centros urbanos. O calendário literário está intenso em todo país, com feiras, festivais, lançamentos de livros e bate-papos que pretendem mobilizar leitores, escritores e outros profissionais do segmento.
Leia Mais
Em Belo Horizonte, os tradicionais Sempre um Papo, Letra em Cena e República Jenipapo voltam, mas ainda não têm data definida (informações serão divulgadas, respectivamente, nos perfis de Instagram @sempreumpapo, @mtccultura e @livrariajenipapobh).
Em Tiradentes, a sexta edição da Feira Literária Internacional da cidade será realizada entre 8 e 12 de abril. E a Flipoços, em Poços de Caldas, está marcada para o período de 25 de abril a 3 de maio. Também estão confirmados no estado o Fliparacatu, o Fliaraxá e o Flitabira. No entanto, ainda não têm data definida.
Fora de Minas, estão garantidas, entre outras, a Bienal do Livro de São Paulo e a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).
Confira os principais eventos literários de 2026.
MINAS GERAIS
• 6ª Feira Literária Internacional de Tiradentes (FLITI)
De 8 a 12 de abril de 2026, Tiradentes volta a ser palco de debates, encontros com autores, contação de histórias e programas pedagógicos na sexta edição da FLITI.
Com curadoria de Martha Ribas e Bianca Ramoneda, o evento será realizado em diferentes espaços da cidade histórica. A programação completa e os autores homenageados serão divulgados em breve, no perfil de Instagram da feira (@flitifeiraliterariatiradentes).
• 20º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços)
De 25 de abril a 3 de maio, Poços de Caldas recebe o Flipoços, festival que reúne feiras de livros, sessões de autógrafos e outras atividades culturais em espaços públicos. Na edição deste ano, Carla Madeira é a patronesse, e Paloma Jorge Amado a personalidade literária do ano. A programação completa será divulgada no site do festival.
• 4º Festival Literário Internacional de Paracatu (Fliparacatu)
Ainda sem data e programação definidas, o evento é realizado tradicionalmente no final de agosto. Ao longo dos últimos anos, já participaram Ana Maria Gonçalves, Valter Hugo Mãe, Conceição Evaristo, Mia Couto, entre outros autores. As informações sobre a edição deste ano serão divulgadas em breve no site do festival.
• 14º Festival Literário Internacional de Araxá (Fliaraxá)
Também sem data e programação definidas, o evento já é tradicional na cidade do Triângulo Mineiro. As edições costumam ser realizadas no início de outubro, no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá.
No ano passado, os autores homenageados foram a ruandesa Scholastique Mukasonga, referência mundial na literatura do testemunho, e o romancista baiano Itamar Vieira Junior. As informações sobre a edição deste ano serão divulgadas no site do festival.
• 6º Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira)
Outro festival confirmado, mas ainda sem data definida é o Flitabira. Evento “irmão” do Fliparacatu e Fliaraxá, o Festival Literário Internacional de Itabira em geral é realizado na semana do aniversário de Carlos Drummond de Andrade, no final de outubro.
A edição de 2025 teve como autores homenageados Ignácio de Loyola Brandão, Ana Maria Machado, Milton Hatoum e Conceição Evaristo. Informações sobre a edição deste ano serão divulgadas em breve no site do festival.
SÃO PAULO
• 2º Festival Literário de Fantasia (Flifantasy)
Marcado para 26 de abril, o FLIFantasy volta com painéis, debates e sessões de autógrafos no Marte Hall, em São Paulo. A programação é dedicada ao universo da literatura fantástica e tem como intuito movimentar a cena nerd na capital paulista. Mais informações no Instagram (@flifantasy).
• Bienal Internacional do Livro de São Paulo
A maior feira literária da América Latina será realizada de 4 a 13 de setembro, no Distrito Anhembi. O evento reunirá editoras, autores nacionais e estrangeiros, profissionais do mercado editorial e leitores em um grande polo de negócios, lançamentos e debates. A programação completa estará disponível em breve no site da Bienal.
RIO DE JANEIRO
• 24ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip)
Entre 22 a 26 de julho, ocorre a Festa Literária Internacional de Paraty, com debates, mesas com autores brasileiros e estrangeiros, workshops, atividades educativas e programação infantil nas ruas do histórico Centro de Paraty.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Mais informações sobre a Flip, o autor homenageado e outras notícias da programação serão divulgadas em breve no site da Flip.