'O agente secreto' é premiado no National Society of Film Critics Awards
Longa ganhou o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa; Wagner Moura ficou em segundo lugar na categoria de Melhor Ator
compartilhe
SIGA
"O agente secreto" ganhou o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa do National Society of Film Critics Awards. A premiação ocorreu neste sábado (3/1), um dia antes do Critics Choice Awards. O longa também foi considerado o segundo melhor filme.
Wagner Moura e o diretor Kleber Mendonça Filho também ficaram em segundo lugar nas categorias de melhor ator e melhor roteiro, respectivamente. Já o diretor de fotografia Adolfo Veloso (“Sonhos de trem”) ficou em segundo lugar em melhor fotografia. O resultado na premiação realizada por uma das mais tradicionais associações de críticos de cinema dos Estados Unidos reforça a presença brasileira entre os destaques do cinema internacional.
Leia Mais
Fundada em 1966, a Sociedade Nacional de Críticos de Cinema reúne mais de 60 jornalistas de importantes veículos do país e elege anualmente os melhores filmes e profissionais do cinema em categorias como filme, direção, atuação, roteiro e fotografia. A votação é feita por meio de um sistema no qual cada crítico indica três preferências, distribuindo pontuações de três, dois e um pontos. Caso não haja um vencedor claro na primeira rodada, novas votações são realizadas até que um nome alcance a maioria das cédulas e a maior pontuação.
Na categoria de Melhor Ator, Wagner Moura dividiu o segundo lugar com Michael B. Jordan (“Pecadores”). O prêmio principal ficou com Ethan Hawke, por “Blue Moon”. Já Kleber Mendonça Filho foi um dos segundos colocados em Melhor Roteiro, ao lado de Robert Kaplow (“Blue Moon”), enquanto o troféu foi concedido a Jafar Panahi, por “Foi apenas um acidente”.
Em Fotografia, Adolfo Veloso também apareceu entre os segundos colocados, por “Sonhos de trem”, empatado com Michael Bauman (“Uma batalha após a outra”). A vencedora da categoria foi Autumn Durald Arkapaw, por “Pecadores”.
No ano anterior, o prêmio de Melhor Filme foi concedido a “Nickel Boys”, enquanto “Hard Truths”, “A verdadeira dor” e “Tudo que imaginamos como luz” receberam dois prêmios cada. Os vencedores desta edição estão sendo anunciados gradualmente, conforme a apuração é atualizada ao vivo pela organização.
Confira os principais vencedores:
Melhor Filme
Vencedor: "Uma batalha após a outra"
Segundos colocados: “O agente secreto” e “Pecadores”
Melhor Filme em Língua Não Inglesa
Vencedor: "O agente secreto"
Segundos colocados: "Foi apenas um acidente" e "Valor sentimental"
Melhor Ator
Vencedor: Ethan Hawke ("Blue Moon")
Segundos colocados: Wagner Moura (“O agente secreto”) e Michael B. Jordan (“Pecadores”)
Melhor Atriz
Vencedora: Kathleen Chalfant ("Familiar touch")
Segundos colocados: Rose Byrne (“Se eu tivesse pernas, te chutaria” e Renate Reinsve (“Valor sentimental”)
Melhor Ator Coadjuvante
Vencedor: Benicio del Toro (“Uma batalha após a outra”)
Segundos colocados: Delroy Lindo (“Pecadores”) e Stellan Skarsgard (“Valor sentimental”)
Melhor Atriz Coadjuvante
Vencedora: Teyana Taylor (“Uma batalha após a outra”)
Segundos colocados: Inga Ibsdotter Lilleaas (“Valor sentimental”) e Wunmi Mosaku (“Pecadores”)
Melhor Roteiro
Ganhador: Jafar Panahi (“Foi apenas um acidente”)
Segundos colocados: Robert Kaplow (“Blue moon”) e Kleber Mendonça Filho (“O agente secreto)
Melhor Fotografia
Vencedora: Autumn Durald Arkapaw (“Pecadores”)
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Segundos colocados: Adolpho Veloso (“Sonhos de trem”) e Michael Bauman (“Uma batalha após a outra”)