Mundo Invertido: ‘Stranger Things’ muda tudo na temporada final
Nova leva de episódios aprofunda a mitologia da série, conecta Henry Creel às criaturas e revela o verdadeiro plano por trás da ameaça que cerca Hawkins
Segunda parte da última temporada de 'Stranger things' chega à Netflix no Natal - (crédito: Divulgação / Netflix)
crédito: Divulgação / Netflix
O Volume 2 da quinta e última temporada de “Stranger Things”, que estreou na noite dessa quinta-feira (25/12), trouxe a verdade sobre o que é o mundo invertido. Desde o lançamento da primeira temporada, em 2016, o Mundo Invertido era interpretado como uma dimensão paralela congelada no tempo — uma versão sombria e espelhada de Hawkins. Agora, a série revelou que não é bem assim.
Atenção: esse texto possui spoilers dos últimos episódios de “Stranger Things”
O Mundo Invertido nunca foi um “outro mundo”, mas sim um buraco de minhoca, um corredor instável que conecta a Terra a um plano ainda mais perigoso, conhecido como Dimensão X — ou, como Dustin (Gaten Matarazzo) passa a chamar, o Abismo. A descoberta é feita depois que o jovem encontra registros do Dr. Martin Brenner (Matthew Modine) no Laboratório de Hawkins.
Os documentos revelam que o local não surgiu naturalmente nem foi criado por Vecna (Jamie Campbell Bower). O Mundo Invertido é, na verdade, o resultado de um experimento humano fracassado, sustentado por uma massa de matéria exótica capaz de manter aberto um túnel no espaço-tempo.
Essa revelação muda completamente a lógica da série. As “paredes” que os personagens tentavam atravessar ao longo das temporadas não eram barreiras dimensionais, mas as bordas desse túnel. Ao rompê-las, ocorre um efeito de sucção, como um vácuo cósmico. A enorme esfera vermelha de energia sobre o antigo laboratório é identificada como o verdadeiro ponto de instabilidade que mantém os mundos conectados.
A série mostra que o Mundo Invertido é uma espécie de ponte para o Abismo, o verdadeiro plano de origem das criaturas como os Demogorgons e o Devorador de Mentes.
Foi para esse lugar que Eleven (Millie Bobby Brown) enviou Henry Creel (Jamie Campbell Bower) em 1979, durante o confronto no laboratório. Conforme mostrado também na peça “Stranger Things: The First Shadow”, é no Abismo que Henry desperta seus poderes e se transforma em Vecna. Anos depois, ao tentar reencontrá-lo em experiências psíquicas conduzidas por Brenner, Eleven acaba abrindo o primeiro portal e criando, involuntariamente, o Mundo Invertido como uma passagem entre os planos.
David Harbour também emprestou sua voz a diversas produções, incluindo as animações 'What If…?', 'Comando das Criaturas' e 'Zoopocalipse - Uma Aventura Animal'.
Gordon Correll wikimedia commons
Também integrou o elenco do filme 'Viúva Negra', da Marvel, em 2021, como Alexei Shostakov, papel que reprisou no filme 'Thunderbolts' em 2025.
- Divulgação
Sua atuação recebeu grande elogio da crítica e garantiu a ele o Critics' Choice Television Award em 2018 na categoria de Melhor Ator Coadjuvante em Série de Drama, além de indicações ao Emmy Awards, SAG Awards e Globo de Ouro na mesma categoria.
Divulgação
O grande destaque de sua carreira veio em 2016, exatamente com a série "Stranger Things", na qual ele é delegado do Departamento de Polícia e pai adotivo da personagem Eleven, interpretada por Millie Bobby Brown.
Divulgação
Atuou em filmes como "O Segredo de Brokeback Mountain", "007 – Quantum of Solace", "O Protetor" e "Esquadrão Suicida (2016)".
Divulgação
Iniciou sua carreira no teatro, em produções off-Broadway, e, inclusive, recebeu uma indicação ao prestigiado prêmio Tony por sua atuação na remontagem da peça "Quem Tem Medo de Virgínia Woolf?". Atuou em séries como "Law and Order", "Pan Am" e "The Newsroom".
Reprodução do Instagram @dkharbour
David Kenneth Harbour, que nasceu em 10 de abril de 1975, em White Plains, Nova Iorque, demonstrou interesse pela atuação desde jovem e se formou em Teatro pela Universidade de Dartmouth, em New Hampshire, onde participou de diversas peças estudantis.
Reprodução do Instagram @dkharbour
O ator declarou também que pretende dedicar os próximos anos a contar histórias inspiradoras, que despertem reflexão e conectem o público a novas experiências.
Reprodução do Instagram @dkharbour
Harbour também comentou sobre a influência dessas vivências em sua carreira artística: “Se nunca tivesse passado por nada, o que teria a oferecer? Se mudasse algo, mudaria tudo, e então eu não seria mais um artista”, afirmou.
Reprodução do Instagram @dkharbour
“Você precisa aceitar o seu caminho e entender que até a dor, os deslizes e os erros fazem parte da jornada. Há verdade, sabedoria e empatia em tudo isso. É como um castelo de cartas: se você muda uma peça, muda tudo”, declarou o ator.
Reprodução do Instagram @dkharbour
Em uma entrevista para a Esquire UK, David não mencionou diretamente a ex-esposa, mas refletiu sobre arrependimentos, amadurecimento e os erros cometidos nos últimos anos.
Reprodução do Instagram @dkharbour
Lily Allen lançou o álbum "West End Girl", que gerou grande repercussão por conter canções com referências ao fim do relacionamento e foi interpretado pela imprensa britânica como um retrato do desgaste do casal e dos conflitos vividos durante o casamento.
Divulgação
Além dessa polêmica, David Harbour já estava nos holofotes pelo fim do casamento com a cantora britânica Lily Allen, oficializado em setembro de 2025. O casal se conheceu em 2019 e se casou em 2020, em uma cerimônia discreta em Las Vegas.
Reprodução Instagram /@dkharbour
A publicação afirma que Harbour teria sido alvo de uma investigação interna conduzida pela Netflix após as denúncias.
Divulgação / Netflix
Segundo o tabloide, as denúncias foram apresentadas pela atriz antes do início das gravações da quinta e última temporada, que estreará no dia 26 de novembro.
wikimedia commons/Laviru Koruwakankanamge
David Harbour é conhecido por interpretar o policial Jim Hopper em "Stranger Things". A denúncia inicial, aliás, foi revelada pelo jornal britânico Daily Mail no começo de novembro.
Reprodução do Instagram @dkharbour
O produtor Shawn Levy reforçou a ideia de união, dizendo que muitas histórias divulgadas estão distorcidas. Apesar das especulações, Millie e Harbour apareceram juntos e sorridentes na estreia da quinta temporada, demonstrando sintonia.
Gage Skidmore from Peoria, AZ, United States of America, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
"Obviamente, você compreende que não podemos comentar assuntos íntimos do set, mas direi que estamos trabalhando há 10 anos com este elenco e que, nesse ponto, são todos uma família com a qual nos importamos profundamente", disse Ross Duffer ao "The Hollywood Reporter".
Gage Skidmore wikimedia commons
Os criadores de "Stranger Things", Matt e Ross Duffer, comentaram pela primeira vez os rumores de que Millie Bobby Brown teria acusado David Harbour, atores da série, de assédio moral e bullying nos bastidores das gravações.
Wikimedia Commons / Gage Skidmore
Com isso, “Stranger Things” estabelece oficialmente três níveis de existência:
A Terra, onde vivem os protagonistas;
O Mundo Invertido, um túnel instável mantido por matéria exótica;
O Abismo, a verdadeira dimensão de origem de Vecna e das criaturas.
O grande erro dos personagens — e dos próprios fãs — foi acreditar que o Mundo Invertido era o foco principal da ameaça. Ele sempre foi apenas uma distração, um meio para um fim muito maior.
Os Volumes 1 e 2 da quinta temporada de “Stranger Things” já estão disponíveis na Netflix. O episódio final da série será lançado no próximo dia 31 de dezembro, às 22h.