
Filme de Walter Salles com Fernanda Torres terá estreia em Veneza
Atriz e a mãe, Fernanda Montenegro, vivem diferentes fases de vida da protagonista em "Ainda estou aqui". Longa concorre ao Leão de Ouro
Mais lidas
compartilhe
Siga noO Festival de Cinema de Veneza divulgou hoje (23/7) a lista de filmes que estarão na disputa dos prêmios em 2024. O mais antigo e um dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, será realizado na Itália entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro.
Com a estreia mundial de “Ainda estou aqui”, o evento terá o retorno do renomado cineasta brasileiro Walter Salles, após 12 anos. O filme chega com grande expectativa, concorrendo ao Leão de Ouro, o principal prêmio do festival.
O longa é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que narra a saga da mãe dele, Eunice Paiva. A história se passa no início dos anos 70, durante a ditadura militar no Brasil, e aborda a luta de Eunice após o desaparecimento do marido, Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello. O filme conta com as atuações de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, que vivem diferentes fases da protagonista Eunice.
Em comunicado enviado para a imprensa, Walter Salles comentou sobre a importância do projeto. "O livro de Marcelo me marcou profundamente, e nos convida a olhar essa história do ponto de vista de sua mãe, Eunice. No centro desse relato há uma mulher que teve que se reinventar e romper com os laços patriarcais das famílias brasileiras.”
22/07/2024 - 21:30 Keanu Reeves: 'Eu penso sobre a morte o tempo todo' 22/07/2024 - 22:35 Luan Santana e Jade Magalhães anunciam gravidez 23/07/2024 - 04:00 Projeto Compartilhe Conhecimento divulga livros sobre Minas Gerais
O filme original Globoplay é uma coprodução do Brasil e França, com produção da VideoFilmes, RT Features e Mact Productions, em coprodução com ARTE France e Conspiração. O roteiro é assinado por Murilo Hauser e Heitor Lorega.
"Ainda Estou Aqui" marca o reencontro de Walter Salles com Fernanda Torres, que trabalharam juntos em "Terra Estrangeira" e "O Primeiro Dia". A presença de Fernanda Montenegro, que volta a colaborar com Salles 26 anos após "Central do Brasil", também é um dos grandes destaques da produção.
O elenco principal inclui Valentina Herszage, Luiza Kosovski, Bárbara Luz, Guilherme Silveira e Cora Ramalho como os filhos de Eunice na primeira fase do filme. Na segunda fase, Olivia Torres, Antonio Saboia, Marjorie Estiano, Maria Manoella e Gabriela Carneiro da Cunha interpretam a família.
Cinema brasileiro
Walter Salles ressaltou a importância do cinema brasileiro no cenário internacional. "Só neste ano, tivemos longas e curta-metragens selecionados nos principais festivais internacionais, fortalecendo a cinematografia brasileira pelo mundo."
Além de Veneza, "Ainda estou aqui" também foi selecionado para a competição do Festival de Toronto. Walter Salles já participou do Festival de Veneza em outras ocasiões, tendo estreado "Abril Despedaçado" em 2001 e recebido o prêmio Robert Bresson em 2009 pelo conjunto da obra.
Neste ano, o cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho, conhecido por "Bacurau", será um dos jurados do Leão de Ouro. Ele se junta a nomes como Isabelle Huppert, presidente do júri, e outros cineastas renomados, como James Gray, Andrew Haigh, Agnieszka Holland e Giuseppe Tornatore.