
Aventura e magia nas cavernas de Minas em nova novela do SBT/Alterosa
Parque do Peruaçu, no Norte do estado, vira cenário para "A caverna encantada", que estreia na emissora de Silvio Santos no próximo dia 29 de julho
Mais lidas
compartilhe
Siga noA história da pequena Anna (Mel Summers), de 7 anos, começa no Norte de Minas. Mais especificamente, nas cavernas do Parque Nacional do Peruaçu, em Januária. É lá que a garota vive com o pai, Paulo (Elam Lima), um médico missionário. Aventureira e desbravadora, a menina sonha em se tornar arqueóloga, como a mãe, que morreu prematuramente.
14/07/2024 - 04:00 Documentário "Orlando" é carta do diretor para Virginia Woolf 14/07/2024 - 04:00 Chico César lança disco pandêmico, que mirou ‘o remédio, não o vírus’ 14/07/2024 - 04:00 Paulinho da Viola encanta a plateia em sua estreia no Inhotim
Essa é a premissa de “A caverna encantada”, nova novela infantojuvenil do SBT/Alterosa, que estreia em 29 de julho, às 20h45. Escrito por Iris Abravanel, o folhetim, que vai substituir “A infância de Romeu e Julieta”, acompanha a menina Anna e seu cotidiano no colégio interno Rosa dos Ventos.
“Toda história precisa começar causando impacto visual e em um lugar que, de preferência, não tenha sido abordado em outras obras audiovisuais. As cavernas que encontramos em Minas foram perfeitas para este objetivo”, diz o diretor-geral da novela, Ricardo Mantoanelli.
“Por ser um local de difícil acesso, trabalhamos com uma equipe reduzida. Fomos muito bem acolhidos por todo mundo em Januária e nas imediações do Rio São Francisco. Adoramos a recepção e a comida”, comenta.
Após ser convocado para uma missão de resgate de um grupo de fotógrafos, o médico Paulo precisa deixar a filha em um local seguro. Anna então é levada para a cidade fictícia de Milagres, no interior de São Paulo. É ali que está localizado o Rosa dos Ventos, um lugar cheio de segredos, onde a menina fará amigos e inimigos, como a colega de classe Lavínia (Juju Penido) e a rígida diretora Norma (Clarice Niskier).
Vilanias e humor
De primeira, Anna pensa que sua estada no local seria passageira, afinal, o pai prometeu que iria buscá-la em seu aniversário de 8 anos. Quando a data finalmente chega, a menina espera em vão. No lugar do pai, vem a notícia de que o único parente vivo da menina está desaparecido.
“Neste momento difícil, a Anna vai perceber quem está e quem não está ao seu lado em Rosa dos Ventos. Seu melhor amigo é o bicho-preguiça da mochila que o pai deu a ela antes de partir. O Moleza, como é chamado, vai ganhar vida e lhe dar força durante a ausência do pai”, afirma Mantoanelli. “No colégio, ela vai se meter em várias aventuras e também fazer descobertas. Entre elas, a existência de uma caverna encantada dentro da escola.”
Os elementos lúdicos da história, conforme o diretor, são trabalhados muitas vezes a partir da imaginação das crianças. O elenco adulto, no entanto, também participa de momentos divertidos e tramas que fogem do comum. É o caso de Goma (Phil Miler), dono da loja de doces metido a cientista que está em busca da bala de sabor perfeito, e de Shirley (Rosi Campos) e Wanda (Magali Biff), duas senhoras aparentemente pacatas que, na verdade, trabalham como detetives.
Reality com elenco
A escolha do elenco infantil, segundo Mantoanelli, também foi parte importante da criação da novela. Todo o processo de seleção dos atores e atrizes mirins rendeu um reality que mostra os bastidores das audições e o trabalho realizado pela equipe de casting. "A caverna encantada – A seleção", com 11 episódios, estreia neste domingo (14/7), durante o programa “Domingo legal”. Os próximos capítulos serão exibidos de segunda a sexta, após o SBT Brasil, às 19h45.
“O reality mostra todo o processo de seleção do elenco infantil. Foram 15 crianças selecionadas entre mil participantes. Fizemos a escolha final no SBT com a presença da Iris Abravanel. Foi uma seleção difícil. Encontramos vários diamantes em uma geração cheia de talento. A Mel Summers se destacou desde o início. Ela já tinha feito participações menores em novelas da Globo e da Record, e demonstrou uma maturidade cênica que chamou a nossa atenção.”
Algumas tramas de “A caverna encantada”, de acordo com o diretor, são inspiradas em outras novelas de sucesso do SBT/Alterosa. “Os espectadores que gostaram de ‘Chiquititas’, ‘Carrossel’ e ‘Carinha de anjo’ vão notar algumas similaridades. Há um paralelo entre o colégio interno Rosa dos Ventos e o orfanato Raio de Luz, de 'Chiquititas', por exemplo”, cita.
“O ambiente de sala de aula, muito explorado em ‘Carrossel’, também está presente em ‘A caverna encantada’. Já a relação de pai e filha, que acompanhamos em ‘Carinha de anjo’, também será abordada na nova produção. Apesar das similaridades, a obra é totalmente original e tem inspirações literárias diversas, como os livros ‘A princesinha’ e ‘O jardim secreto’” (ambos de Frances Hodgson Burnett).” (Cecília Amaral, estagiária sob supervisão da subeditora Tetê Monteiro)
Série “Idas e vindas”
A série de 13 episódios “Idas e vindas” mostrará a passagem de bastão
dos atores da atual novelainfantojuvenil do SBT/Alterosa,“A infância de Romeu e Julieta”, para o elenco da nova produção, “A caverna encantada”. Os capítulos, focados em relembrar momentos marcantes da última novela e apresentar os personagens da nova, serão exibidos de segunda a sexta, após a trama
atual de Iris Abravanel.
“A CAVERNA ENCANTADA”
Estreia em 29 de julho, às 20h45, no SBT/Alterosa.