ARTES VISUAIS

Gilberto de Abreu abre exposição com a neta, Luana Cacique, em BH

"Desenhos na pele do planeta" será aberta neste sábado (20/1) de manhã, na Casa Lima D’Artes, no Carlos Prates

Publicidade

“Desenhos na pele do planeta”, nova exposição do artista visual mineiro Gilberto de Abreu, reúne trabalhos dele e da neta, Luana Cacique, estudante da Escola Guignard. A abertura será neste sábado (20/1), às 11h, na Casa Lima D’Artes.

O mote de avô e neta é a ideia de que o desenho é o início de tudo o que é criado na Terra. “Comecei minha carreira com o desenho, depois fui para a pintura. Desenho é feito com a mão e pintura é mais gestual. Desde que comecei a pintar, um novo universo se abriu para mim. Então, venho trabalhando com a pintura e esporadicamente faço alguns desenhos”, conta Gilberto.

“Quando a Luana se mudou para minha casa por uma temporada, vi os desenhos dela e então surgiu a vontade de trazer de volta essa minha história”, diz. Luana recebeu com surpresa o convite do avô para exporem juntos. “Foi inesperado, mas fiquei muito feliz. Pouco a pouco, fomos encaixando as coisas, criando uma nova relação a partir daquilo que a gente já compartilha”, diz ela.

Detalhe de "Teatro de fantoches", desenho de Gilberto de Abreu

Detalhe de "Teatro de fantoches", desenho de Gilberto de Abreu

Reprodução

Desde pequena, Luana pintava com o avô. “Ele sempre estimulou a minha criatividade. Lembro-me da gente comendo pipoca juntos. Ele pega a pipoca, olha pra mim e pergunta: ‘O que você está vendo aqui?’ A partir disso, nasce o universo de vários desenhos. Sempre carreguei isso comigo”, conta.

O encontro de gerações se dá no universo do desenho. “Abordamos temas parecidos, escritas semelhantes. Muitas vezes, estou com uma palavra, algo na cabeça, e quando revisito o trabalho dele, lá está ela. Parece que realmente compartilhamos um universo invisível, mas que está em comunicação”, revela Luana.

Pintor, ilustrador, desenhista e cenógrafo, Gilberto de Abreu tem 40 anos de carreira. Destacou-se também ao criar capas para discos – a mais famosa delas para “Sol de primavera”, álbum de Beto Guedes.

“DESENHOS NA PELE DO PLANETA”


Exposição de Gilberto de Abreu e Luana Cacique. Abre neste sábado (20/1), das 11h às 17h, na Casa Lima D'Artes (Rua Lima Duarte, 86, Carlos Prates). Até 24/1. Funciona de segunda a sexta, das 14h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h. Informações: (31) 3462-4324.

Tópicos relacionados:

bh cultura

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay