Nelson Cruz ilustrou, entre outros livros, A máquina do mundo, inspirado em obra de Carlos Drummond de Andrade
 -  (crédito: Instagram/reprodução)

Nelson Cruz ilustrou, entre outros livros, A máquina do mundo, inspirado em obra de Carlos Drummond de Andrade

crédito: Instagram/reprodução

O mineiro Nelson Cruz é um dos finalistas do Prêmio Hans Christian Andersen, na categoria ilustração, pelo conjunto de sua obra. A premiação é considerada o Nobel de literatura infantojuvenil, a mais importante distinção literária do mundo neste gênero.

 

Aos 66 anos, Cruz ilustrou os livros “No longe dos Gerais” e “A máquina do mundo”, ambos inspirados em obras de Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade, respectivamente. Em 2021, o ilustrador mineiro ganhou dois Jabutis: de melhor livro infantil e livro do ano, por “Sagatrissuinorana”, com João Luiz Guimarães.

 

Os outros ilustradores finalistas do prêmio internacional são Cai Gao (China), Iwona Chmielewska (Polônia), Elena Odriozola (Espanha), Sydney Smith (Canadá), e Paloma Valdivia (Chile).

 

Escritora Marina Colasanti

Marina Colasanti lançou mais de 60 livros

Agência Riff/reprodução

 

Marina Colasanti na final

 

A escritora Marina Colasanti também é finalista do Hans Christian Andersen pelo conjunto de sua obra. Autora de mais de 70 livros, ela coleciona diversos prêmios. Vai concorrer com Heinz Janisch (Áustria), Lee Geum-yi (Coreia do Sul), Bart Moeyaert (Bélgica), Timo Parvela (Finlândia) e Edward van de Vendel (Holanda).

 

Os selecionados em todas as categorias do Prêmio Hans Christian Andersen foram anunciados pela International Board on Books for Young People (IBBY). Os resultado será divulgado em 8 de abril, na Feira do Livro de Bolonha. O Prêmio Hans Christian Andersen foi criado em 1956.