
Praça da Rodoviária é ponto de encontro em Tiradentes
Tiradentes, mais charmosa do que nunca, recebe o 27º Festival Cultura e Gastronomia, que neste domingo à noite (25/8) faz uma pausa para retornar no próximo final de semana. O encontro, o mais longevo do setor no país, mostra que as gastronomias de Minas Gerais e da cidade do Porto, em Portugal, compartilham relações que atravessaram séculos. Ontem e sexta-feira, os festins foram o destaque na programação.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
CASA INÊS
Na cidade do Porto, a chef Inês Diniz trabalha para manter viva a tradição portuense no seu restaurante Casa Inês, onde os frutos do mar são destaque. Na próxima sexta-feira (30/8), no terceiro festim de Tiradentes, ela vai cozinhar ao lado de Flávio Trombino, um dos chefs mais representativos da culinária mineira tradicional, que comanda o Xapuri, em BH. Ele trará um dos carros-chefes da casa, o arroz preguento com coxa e contracoxa desossadas. Inês vai preparar o rico bacalhau à Gomes de Sá.
BACALHAU E PÃO DE QUEIJO
No festim de sábado (31/8), haverá lugar especial para o bacalhau confitado e costela braseada, o pão de queijo e o arroz-doce, típico de Portugal. O primeiro prato é obra de Vitor Matos, do Restaurante Antiqvvm (Porto), que conta com duas estrelas Michelin. O segundo é de Bruna Martins, que se destaca em Belo Horizonte no comando dos restaurantes Florestal e Birosca. Durante os festins, para o cardápio ficar ainda mais especial, tudo é harmonizado com vinhos das terras mineiras e portuguesas.

Rafael Pires, chef do Mia, restaurante de Tiradentes, com Rogério Sá, chef do português Rogério Redondo, da cidade do Porto, na abertura do festival de gastronomia mineiro
CASA DO PORCO
No espaço Brasa e Lenha, uma verdadeira celebridade da gastronomia brasileira terá destaque no próximo sábado: Jefferson Rueda. Em São Paulo, o chef atrai filas imensas de pessoas ansiosas para conhecer A Casa do Porco, o 27º melhor restaurante do mundo e o quarto da America? Latina, segundo o The World’s 50 Best Restaurants, e o primeiro do Brasil, pelo La Liste. É a segunda vez que o chef desembarca em Tiradentes. Desta vez, com um prato que raramente faz na capital paulista: porco San Zé. Com pele crocante e carne macia, o porco é assado por oito horas.
ESPAÇO DEGUSTAÇÃO
Devido à disponibilidade de lugares, os jantares são para público mais restrito. Mas é possível experimentar sabores típicos do Porto no Espaço Degustação, cuja programação é gratuita. Inês Diniz estará lá no sábado (31/8), com uma tradição da cidade portuguesa: francesinha, um farto sanduíche de pão bijou com salsicha, linguiça, bife e bastante queijo. No domingo (1º/9), Vitor Matos compartilhará preciosidades da cozinha do Antiqvvm. No final, claro, o público poderá degustar tudo.