
Restaurantes nos EUA se adequam às reservas para apenas uma pessoa
Certa vez, tomei conhecimento de um homem que foi jantar sozinho no restaurante. Envergonhado demais para admitir que estava só, fingiu ser crítico de gastronomia e pegou o caderno de notas quando seu pedido chegou.
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Mas os tempos mudaram e o estigma de jantar sozinho desapareceu, pois muitas pessoas vivem dessa forma. Hoje, há mais clientes fazendo reservas só para um.
Semana passada, minha prima saiu com as amigas e achou o maior barato a mulher sentada sozinha na mesa ao lado, com seu celular ligado – provavelmente, em alguma série ou filme. Pediu entrada, prato principal e sobremesa, sem a menor pressa. Aproveitou a noite naquele belo ambiente, vendo as pessoas ao redor e desfrutando ali do que faria solitariamente dentro das quatro paredes de casa. E ela era da geração X.
Na plataforma americana OpenTable, reservas individuais on-line em restaurantes com mesas aumentaram 8% nos 12 meses encerrados em 31 de maio, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Pesquisa com 2 mil consumidores realizada em junho, também encomendada pela OpenTable, descobriu que 60% dos consultados jantaram sozinhos em 2023, incluindo 68% dos entrevistados da geração Z e da geração Y.
Algumas pessoas preferem fazer refeições individualmente porque é conveniente, evitando cozinhar e lavar louças. Outras querem experimentar novos restaurantes. A geração Y e a geração Z estão impulsionando o crescimento dessa tendência, confirmam tanto as pesquisas quanto donos de restaurantes e observadores do setor gastronômico.
As mídias sociais tornaram mais fácil encontrar locais adequados para esse tipo de refeição, enquanto tendências demográficas reforçam o novo hábito. Tudo isso é reflexo das grandes mudanças ao nosso redor, disse Stephen Zagor, consultor de restaurantes que leciona na Columbia Business School.
Os EUA assistem a um recorde: 30% dos americanos vivem sozinhos. Além disso, as pessoas estão se casando mais tarde e com menos frequência. Hoje, apenas 37% dos americanos de 25 a 49 anos são casados e têm filhos – em 1970, eles eram 67%.
A atitude do consumidor mudou significativamente. Em pesquisa realizada em 2022 com 1,2 mil pessoas, a Mintel descobriu que 60% delas se sentiam confortáveis comendo sozinhas em um restaurante casual.
Alguns consultados consideram esse hábito uma forma de desligar e se presentear, analisa Robin Chiang, diretor de crescimento da OpenTable. O “tempo para mim” é o principal motivo pelo qual o cidadão prefere fazer refeições individualmente.
“Tempo sozinho é muito necessário”. Esse foi o motivo para jantar fora citado em outra pesquisa, realizada em 2023 sob encomenda do Resy, aplicativo de reservas.
Restaurantes ajustam estratégias, adicionando mais mesas de chef e assentos no balcão. É uma oportunidade para preencher lugares, pois eles vendem assentos, não mesas.
Anteriormente, clientes que comiam sozinhos preferiam o bar, agora preferem mesas ou cabines mais privadas, apontam levantamentos realizados nos EUA.