(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas SÉRIE

Cientistas mineiros são destaque de série que disputa prêmio neste domingo

Entre os pesquisadores da UFMG está Frederico Garcia, que desenvolveu vacina para tratar dependentes de cocaína e crack


28/11/2021 04:00 - atualizado 28/11/2021 02:42

O cientista da UFMG Frederico Garcia
Descoberta do cientista Frederico Garcia já está em fase de testes em humanos (foto: TV Cultura/divulgação)

Cientistas mineiros não são atores, mas vão  marcar presença no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, neste domingo (28/11), com transmissão ao vivo pela TV Cultura, a partir das 20h.

Eles são destaque de "Cientistas brasileiros entre os melhores", da TV Cultura, que concorre na categoria Melhor série-documentário para a TV paga,  ao lado de produções como “Amarelo prisma” (GNT) e “Anitta: Made in Honório” (Netflix).

A série, criada pela mineira Claudia Santos, com roteiro de Pamela Bausher, apresenta em formato dinâmico, numa fusão de ficção, animação e documentário, alguns dos maiores cientistas do país, cujas pesquisas e descobertas receberam reconhecimento internacional por sua aplicabilidade à sociedade.
 
Nove dos 13 cientistas revelados pela produção são mineiros e desenvolvem importantes pesquisas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Entre as pesquisas dos mineiros está a pílula contra o suicídio desenvolvida pelo especialista Humberto Corrêa. O imunizante está em fase de testes em seres humanos e é considerado eficaz, ao colocar fim ao impulso de autoeliminação em apenas quatro horas.

Já o cientista Frederico Garcia desenvolveu uma vacina para tratar dependentes de cocaína e crack. O imunizante também está em fase de testes em seres humanos.

Outro destaque vem de Ado Jório, físico da UFMG, que identificou uma estrutura nos olhos das pessoas na qual é possível diagnosticar precocemente o mal de Alzheimer, cerca de 30 anos antes de a doença começar a demonstrar sintomas.

VIOLÊNCIA 

Elza Melo, por sua vez, desenvolve projetos e formas de melhorar a qualidade de vida de mulheres vítimas de violência, além de identificar maneiras de lidar e curar o comportamento violento do abusador. Já exibida na TV Cultura, a série, com 13 episódios, está disponível na plataforma Looke.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)