(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas TURISMO

São Lourenço está preparada para o Natal das Águas

Cidade que fica no Sul de Minas abre as festividades natalinas com a presença do Papai Noel. Evento volta a ser realizado depois de dois anos


07/12/2021 04:00 - atualizado 06/12/2021 23:53



Esqueça boa parte do estereótipo do Papai Noel gordinho, dependente das renas e de elfos duendes para viajar que você pode já ter visto em desenhos animados e filmes de Hollywood. O Bom Velhinho de São Lourenço, cidade no Sul de Minas Gerais, pedala pouco mais de 2 mil quilômetros, passando por 82 municípios vizinhos no estado e em São Paulo, arrecadando alimentos para doação de natal a famílias em situação de vulnerabilidade.

Para completar, ele ainda tem pique para receber a todos na 4ª edição do Natal da Águas – evento que volta a ser realizado depois de dois anos por causa da pandemia de COVID-19 – até se despedir no dia 24 de dezembro, deixando a cidade mineira em um voo de balão.

O Natal da Águas de 2021 conta com programação cultural e diversas outras atrações gratuitas e tem como objetivo valorizar a cultura mineira e fortalecer o turismo local. Paralelamente às ações natalinas, como o tour do Papai Noel pela cidade – sim, ele não fica simplesmente sentado numa poltrona tirando fotos com crianças – e a Benção das Águas, o evento ainda conta com produções musicais, teatrais, de dança e artes visuais, além dos tradicionais atrativos turísticos da cidade.

Entre eles, destaque para a Rota do Queijo e do Azeite, a Rota do Café Especial, a Rota do Pé ao Pote e o já citado voo de balão – mas você vai em um diferente do Papai Noel, ok?.

A campanha ‘Pedal do Noel’ arrecadou 1,5 tonelada de alimentos e itens de higiene pessoal incluídos nas cestas básicas e serão entregues a famílias cadastradas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). A ação contou com apoio de empresas e organizações da cidade.

O Natal das Águas é uma realização do São Lourenço Convention & Visitors Bureau (SLCVB), com o apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), formado pelo poder público municipal e iniciativa privada, Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Sindicomércio, SindHotéis, Trem das Águas, CDL, Parque das Águas, Paróquia São Lourenço Mártir e de mais de 100 empresas do município.

OCUPAÇÃO HOTELEIRA


A expectativa para o Natal das Águas deste ano, segundo o presidente do SLCVB, Alexandre Melo, é de público estimado em cerca de 60 mil turistas durante o mês de dezembro e uma taxa de ocupação hoteleira de 60% para o período natalino.

“Todos os hotéis e restaurantes da nossa cidade estão preparados para receber os turistas, inclusive com o selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, posicionando São Lourenço como um destino protegido e responsável. O programa é mais um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da COVID-19", ressalta. 

A cidade tem 85% de sua população vacinada com a segunda dose ou dose única contra o novo coronavírus, segundo dados enviados pela secretaria da Saúde municipal ao governo de Minas e ao Ministério da Saúde. A boa adesão à campanha de vacinação é refletida na taxa de ocupação de leitos clínicos, de apenas 9%, e de UTI, com 12%.

PREMIAÇÃO São Lourenço foi considerada a melhor cidade na categoria infraestrutura do Prêmio Bandeirantes Cidades Excelentes entre os municípios mineiros que possuem população de 30 a 100 mil habitantes.

Realizado pelo Instituto Áquila, a premiação analisa quesitos como condições ambientais urbanas, condições habitacionais, infraestrutura urbana, serviços coletivos urbanos, abastecimento de água, frotas de veículos por habitante, deslocamento casa trabalho em menos de uma hora.

As cidades também são avaliadas em cinco pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

Em novembro, a Prefeitura de São Lourenço lançou o aplicativo turístico Circuito das Águas. A ferramenta apresenta as 13 cidades e os atrativos que compõem o circuito turístico, além de permitir aos visitantes um pouco da vivência on-line da região.

O aplicativo tem calendário dinâmico de eventos, vídeos e geolocalização. Cada um dos municípios vai alimentar as informações dos seus atrativos na plataforma e a ferramenta pode ser baixada para dispositivos Android ou IOS.

Os turistas poderão ter a lista dos principais atrativos turísticos, gastronomia, cultura, lazer e belezas naturais dos 13 municípios do circuito. Além de São Lourenço, fazem parte do programa as cidades de Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Cruzília, Dom Viçoso, Jesuânia, Lambari, Soledade de Minas e Três Corações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)