(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas TENISTA E, AGORA, ESCRITOR

Primeiro tenista mineiro a entrar no ranking da ATP lança livros em BH

Bob Wildmann conta, em dois livros, a trajetória dele no esporte que, mais tarde, projetou o Brasil para o mundo com Gustavo Kuerten


23/11/2021 09:57 - atualizado 23/11/2021 10:23

Bob com a esposa, Leila Abe, ex-atleta e atualmente professora de tênis
Bob com a esposa, Leila Abe, ex-atleta e atualmente professora de tênis (foto: Arquivo pessoal)


Paulo Roberto Wildmann, 69 anos, ou simplesmente Bob, para os amigos das quadras de tênis, foi o primeiro mineiro a pontuar no ranking mundial, ou melhor, no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). 

Chegou a estar entre os 200 melhores do mundo, numa época em que o grande nome era o sueco Bjorn Borg, o número 1.

Bob em 1985 com o então número 1 do mundo no ranking da ATP, Bjon Borg
Bob em 1985 com o então número 1 do mundo no ranking da ATP, Bjon Borg (foto: Arquivo pessoal)


Agora aposentado das quadras, Bob Wildmann lança nesta terça-feira (23/11) dois livros, um com a história dele no esporte, Uma vida pelo tênis, e o outro, Jogue, treine e empreenda no tênis, em que passa ensinamentos importantes a novos - e por que não? - e atletas mais experientes.

Bob é filho de pai alemão e mãe baiana. Ainda jovem, nos anos 70, em Belo Horizonte, nos anos 70, teve o sonho de ser piloto de corrida, mas acabou seguindo o caminho do tênis. No livro, ele conta sobre os points da juventude belo-horizontina, que eram o Xodó, na Praça da Liberdade, e na Savassi, que onde aconteciam os encontros.

Bob em 1989 com Stan Smith, vencedor em 1970 do 1º Tennis Masters Cup, que junta os oito melhores tenistas do mundo
Bob em 1989 com Stan Smith, vencedor em 1970 do 1º Tennis Masters Cup, que junta os oito melhores tenistas do mundo (foto: Arquivo pessoal)


Imaginem os anos 70. A dificuldade para se correr atrás de um sonho e alcançá-lo. O tênis, por exemplo, ainda era um esporte amador e, para se destacar, era como descobrir um veio de ouro numa montanha, ou tirar a sorte grande na loteria. 

Mas um atleta nascido nas Minas Gerais sonhou alto e ousou. Desbravador, ele conseguiu jogar tênis no mais alto nível. Aos trancos e barrancos, tornou-se o primeiro mineiro a pontuar no ranking mundial. Essa é a sua história.

É nessa época que ele parte para o mundo para jogar. Foi morar nos Estados Unidos, onde desenvolveu a técnica e a performance, e de lá, para a Europa. Bob se tornou o principal pilar do tênis mineiro e um dos principais entre os brasileiros, numa época em que havia Thomaz Kock, Edson Mandarino e Maria Esther Bueno.

E com Bob, o tênis internacional chegou a Minas, onde ele promoveu o primeiro grande torneio, no extinto hotel Brasilton, próximo à fábrica da Fiat, em Betim. Atletas estrangeiros e alguns dos principais nomes do país deram prestígio ao torneio.

John McEnroe, ex-tenista americano, com boné homenageando o atleta mineiro
John McEnroe, ex-tenista americano, com boné homenageando o atleta mineiro (foto: Arquivo pessoal)


Começa, então, a surgir, o Bob empreendedor, que se torna empresário, ajuda a fundar a Dynamis Tennis Center, no Bairro Buritis, a primeira academia especializada em tênis de Belo Horizonte.  A Dynamis foi também o local que sediou o maior torneio do esporte já realizado em Minas, o BH Tennis Open.

E lá surgiu também o Bob professor de tênis. Ele criou um método próprio para ensinar crianças. “Era uma quadra menor, poderia dizer que seria uma meia quadra normal. Assim, as crianças puderam começar a jogar.”

E desse projeto de Bob surgiram tenistas que se destacaram no cenário esportivo nacional, como André Sá, Bruno Soares, os irmãos Ernani, Daniel e Marcelo Melo.

Bob com os mineiros campeões de duplas em vários torneios internacionais, Bruno Soares e Marcelo Melo
Bob com os mineiros campeões de duplas em vários torneios internacionais, Bruno Soares e Marcelo Melo (foto: Arquivo pessoal)


“Olha, reparou que até o sol brilhou hoje. Estou muito feliz por poder concluir e lançar esse projeto. Estou falante, acordei assim, parecendo papagaio. Parece até que estou indo para om jogo”, diz Bob Wildmann, que está ansioso para chegar a hora do lançamento.

SERVIÇO

Lançamento dos livros Uma vida pelo tênis e Jogue, treine e empreenda no tênis

Autor: Bob Wildmann

Rede social: Instagram

Local: Sede da Federação Mineira de Tênis (FMT), Rua Kepler, 57 - Santa Lúcia.
Hora: 16h 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)