(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas BASQUETE

Ala-armador do Minas se inscreve em Draft da NBA

Gui Santos, de 18 anos, ganhou destaque ao ser convocado pelo técnico Aleksandar Petrovic para a Seleção Brasileira


22/04/2021 19:53 - atualizado 22/04/2021 20:01

Ala-armador do Minas, Gui Santos (E), de 18 anos, se inscreveu para o Draft da liga norte-americana de basquete(foto: Inti Ocon/AFP)
Ala-armador do Minas, Gui Santos (E), de 18 anos, se inscreveu para o Draft da liga norte-americana de basquete (foto: Inti Ocon/AFP)

O ala-armador do Minas Gui Santos, de 18 anos, se prepara para voos mais altos nas quadras. Ele se inscreveu para o próximo Draft da NBA – em 29 de julho deste ano. Os jogadores escolhidos no evento podem assinar com as equipes e atuar já a partir da temporada 2021/2022 da principal liga de basquete do mundo.

Nascido em 22 de junho de 2002, no Distrito Federal, Gui Santos está na terceira temporada como jogador profissional e, pela primeira vez, teve alta minutagem e sequência de partidas.

Até então, somava apenas 12 jogos como profissional: 10 pelo Minas (três no Campeonato Mineiro'2018, três no NBB'2018/2019 e quatro no NBB'2019/2020) e dois pela Seleção Brasileira, ambos pelas Eliminatórias para a Copa América'2022.

A presença do jovem ala-armador, de 2,02m, na Seleção, inclusive, pegou muita gente de surpresa. Em janeiro do ano passado, quando foi convocado pelo técnico Aleksandar Petrovic, Gui Santos tinha 17 anos e ainda não contabilizava números relevantes no time minas-tenista – havia disputado somente sete partidas como profissional.

Nesta temporada, contudo, ele se consolidou na equipe. Com a camisa 11 do Minas, alterna a posição de titular com o estadunidense Shaquille Johnson Sr., de 31. Gui Santos atuou em todas as 40 partidas do time nesta temporada (29 no NBB, duas na Copa Super 8 e nove na Champions League Américas), além de ter disputado dois confrontos pela Seleção Brasileira, pelas Eliminatórias da Copa América.

O Draft

Principal sistema de seleção de atletas que desejam ingressar na NBA, o Draft deste ano será realizado no Barclays Center, em Brooklyn, Nova York. Como um jogador pode participar da seletiva da liga só uma vez na carreira, é possível que alguns atletas optem pela retirada do nome. O prazo se encerra em 19 de julho.

Há também o NBA Draft Combine, período de testes de força e agilidade dos atletas que desejam ingressar na liga. Ele ocorrerá entre 21 e 27 de junho, em Nova York. A loteria, que define a ordem das escolhas das equipes, será em 22 de junho.

No Minas

O Minas, de Gui Santos, está em um período de descanso e treinos após garantir o terceiro lugar na Champions League Américas, em 13 de abril. A equipe se prepara para as quartas de final do NBB e deve voltar à quadra na semana que vem, ainda sem data definida.

O time minas-tenista vai encarar o vencedor de Franca x Fortaleza Basquete Cearense. Eles se enfrentam em melhor de três a partir desta quinta-feira, às 17h, na Arena Minas – BH é uma das sedes dos playoffs. A outra é o Maracanãzinho, no Rio.

Às 20h, também no ginásio da Rua da Bahia, o Corinthians joga contra o Pato-PR. Quem passar dessa série vai pegar o São Paulo na próxima fase.


*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)