(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas AMÉRICA

Lisca garante foco no América e faz projeção ousada para Série A

Treinador tem sido alvo de consultas de clubes da Série A; recentemente, Santos foi um dos interessados


15/02/2021 19:49 - atualizado 15/02/2021 20:00

(foto: João Zebral/América)
(foto: João Zebral/América)
O técnico Lisca desviou o foco de especulações envolvendo seu nome e garantiu: ‘Meu foco é total no América’. O gaúcho, que tem sido alvo de consultas de clubes da Série A, renovou contrato com o clube mineiro até o fim de 2021 e tem o respaldo da diretoria para dar continuidade ao projeto – que visa a permanência da equipe na elite do futebol nacional.

No fim de semana, Lisca foi cogitado no Santos. “Você sabe que no ano passado – e isso não foi segredo para ninguém – eu recebi uma série de convites, e a gente soube lidar muito bem com isso. Hoje, eu sou treinador do América. Estou muito feliz aqui. Tive uma valorização que eu gostaria de agradecer a todo clube, ao presidente Salum, à nova diretoria também, que obviamente participou disso. Meu foco é total no América”, afirmou.

O treinador do Coelho também falou sobre as perspectivas para a temporada 2021 e se mostrou otimista em relação ao futuro do clube.

 “Difícil dar um limite. Isso ninguém sabe. Vai depender muito do nosso trabalho, da nossa capacidade, da nossa entrega, do desenvolvimento de todo o clube, do crescimento estrutural, crescimento de investimento… Tudo isso é uma conjuntura de fatores que vai fazer a gente chegar no nosso máximo”, afirmou.

Ele traça uma meta ousada para a temporada: "Obviamente, o objetivo principal nosso é a manutenção na Série A. Agora, nós não queremos simplesmente a manutenção. Queremos fazer uma boa Série A. Estamos vendo equipes que subiram ano passado brigando até por vaga na Libertadores (caso do Atlético Goianiense e do Red Bull Bragantino). Quem sabe, podemos ficar na ‘primeira página, beliscando’”.

“Quando trabalhei no Ceará, em 2018, peguei o time praticamente rebaixado. Em 27 rodadas, nós fizemos a 7ª melhor campanha, com uma campanha de Libertadores. Nosso sonho é ir o mais longe possível. Não estabelecer um limite, para não nos limitarmos. Nosso objetivo é fazer o nosso melhor, cada dia, trabalhar com afinco, desenvolver, crescer, evoluir. O limite a Deus pertence”, completou.

‘Calma’ em contratações


Questionado sobre os perfis de reforços buscados pelo América, Lisca foi ‘cauteloso’ e falou em ‘calma para não botar os pés pelas mãos’.

Até o momento, o Coelho anunciou as contratações do zagueiro Ricardo Silva e do atacante Leandro Carvalho.

“O América tem uma linha de trabalho bem definida desde que eu cheguei aqui. Existe um departamento de análise de mercado, que já vinha desenvolvendo esse trabalho desde o ano passado, captando jogadores que se destacam, selecionando, pesquisando… Estamos tendo paciência. Com calma. Não vamos botar os pés pelas mãos. Estamos olhando o mercado”, destaca.

Ele conta como é o processo de montagem de grupo no América: “O treinador do América participa do processo, opina, mas a definição não é dele. A definição é em conjunto, do clube. Eu acho que é assim que tem que funcionar. Já vim assim, sabia disso. Me adaptei muito bem a isso”.

“O Leandro (Carvalho) já estava na análise antes de eu chegar no América. Já era um jogador que vinha sendo observado. É o mesmo caso do Matheus Cavichioli. O clube já tinha uma observação, já tinha uma ideia de trazê-lo, e como já trabalhei com eles, eu dei o aval final”, acrescentou Lisca.

O treinador também falou sobre a volta de Ricardo Silva: "É um jogador que já tem uma história aqui, muito legal. O clube queria a manutenção do Ricardo ano passado. Algumas coisas aconteceram que ele não permaneceu. Faz parte também ‘da bola’. Agora, chegamos a um consenso que seria importante o retorno do Ricardo para preencher o nosso grupo, para usar a experiência dele, a liderança, a integração que ele já tem com todos aqui no América”.

Lisca diz não haver pressa para fechar o grupo: “Outros jogadores estamos prospectando, com calma. O mercado ainda está começando a se agitar. Agora, findando a Série A, é uma concorrência maior ainda. O América sabe bem onde precisa atacar, sabe onde precisa se reforçar, não vai falar muito sobre isso para não alertar a concorrência também. Quem vai falar sobre jogadores é o Sr. Euler, o Rafael e o Fred”.

Perfil dos reforços


Segundo o atual presidente do clube, Marcus Salum, a ‘primeira fase’ de contratações do América está focada em promessas de clubes da Série A e jogadores que se destacaram na Série B.

Posteriormente, o clube avaliará as possibilidades de investimento em jogadores de maior renome, conforme evolução do grupo no Estadual.

 

Lisca projetou a campanha do América no Campeonato Mineiro: “É uma competição que eu gosto, principalmente para essa prospecção de jogadores. O América, obviamente, entra para buscar o melhor e o título da competição. É o nosso objetivo. Mas nós temos o objetivo também de revelação, de formação de plantel, de usar esse campeonato para fortalecer o nosso trabalho para a Série A – que é o principal objetivo do clube –, mas sempre competitivos e sempre buscando o melhor, que é a primeira colocação”.

Por fim, o treinador alviverde apontou os principais destaques da base americana: “O Carlos Alberto, que teve duas convocações pra Seleção Sub-20, é um jogador que a gente está acreditando muito na evolução dele, dentro desse processo. Gustavinho, Kawê, Goldeson, Thalys, o Rodolfo - zagueiro, que a gente tem gostado muito do trabalho dele. Um menino que chegou agora, do São Paulo. Tem vários jogadores. A gente vai oportunizar, e aí, depende muito deles. Como vão se sentir, como vão desenvolver, como vão se portar em situações de campeonato, de responsabilidade”.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)