(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ATlÉTICO

Atlético busca retomada espetacular para ainda sonhar com título brasileiro

Oscilando nas 10 últimas rodadas, Atlético se concentra para buscar a reação e voltar a sonhar com o título do Brasileiro


19/12/2020 09:03 - atualizado 19/12/2020 09:09

Equipe atleticana precisará de aproveitamento de 80,5% até o final da competição para ter chance de conquistar a taça(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Equipe atleticana precisará de aproveitamento de 80,5% até o final da competição para ter chance de conquistar a taça (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Apontado como favorito ao título do Campeonato Brasileiro devido ao alto investimento na temporada, o Atlético perdeu fôlego nas últimas dez rodadas. A equipe precisa de retomada espetacular se ainda quiser sonhar com a conquista. Na segunda colocação da tabela, o time de Jorge Sampaoli sofreu com as oscilações, deixou escapar a liderança e se complicou na disputa após a derrota no duelo direto contra o São Paulo, na quarta-feira, por 3 a 0, no Morumbi. O revés foi o terceiro do Galo nos últimos dez compromissos na competição – perdeu também para Athletico-PR, em casa, e Palmeiras, no Allianz Parque.   

Nos últimos dez jogos, o Alvinegro venceu quatro: Flamengo, Corinthians e Botafogo, no Mineirão, além do Athletico, na Arena da Baixada. A equipe ainda empatou com Sport, Internacional e Ceará, o único fora de casa.  

Dessa forma, na ‘tabela’ da 16ª à 26ª rodada, o Atlético ocupa o sexto lugar, com 15 pontos. Líder isolado da Série A, o São Paulo tem o melhor aproveitamento nessa mesma sequência de duelos: sete vitórias, dois empates e uma derrota – 26 pontos. Palmeiras (19) e Bragantino (18) aparecem logo abaixo, seguidos por Grêmio (18) e Fluminense (15).  

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Atlético tem 7,7% de chances de título. O time mineiro tem 46 pontos, sete a menos que o São Paulo. Para ser campeão, o Galo precisa de 29 pontos em 12 partidas – nove vitórias e dois empates, o que representaria 80,5% de aproveitamento até o fim da competição.  Segundo cálculos da universidade, uma equipe com 75 pontos possui 99% de chance de levantar a taça.  

Já o São Paulo, com 53 pontos, é mais cotado para ser campeão: 65,5% de probabilidade. Em segundo nesse quesito está o Flamengo, com 16,3%. 

Próximo compromisso

Atlético vive pausa no Brasileiro. A próxima partida será contra o Coritiba, no dia 26 de dezembro, sábado que vem, às 17h, no Mineirão.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)