(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas CONFRONTO DIRETO

Inspirado no passado, Atlético recebe Flamengo e tenta quebrar jejum no Brasileiro

Se vencer, Galo vai ganhar, pelo menos, duas posições na classificação


08/11/2020 04:00 - atualizado 08/11/2020 12:05

De volta ao time alvinegro depois de cumprir suspensão, Keno também está em busca de resgatar a boa fase(foto: Bruno Cantini/Atlético %u2013 10/7/20)
De volta ao time alvinegro depois de cumprir suspensão, Keno também está em busca de resgatar a boa fase (foto: Bruno Cantini/Atlético %u2013 10/7/20)

O dia 9 de agosto de 2020 marcou a estreia desta edição do Campeonato Brasileiro. Numa tarde feliz no Maracanã, o Atlético derrubou todos os prognósticos ao bater o atual campeão, Flamengo, por 1 a 0, numa de suas atuações mais consistentes na temporada. Quase três meses depois, as equipes voltam a se enfrentar, desta vez no Mineirão, hoje, às 18h15, num momento diferente para os atleticanos. Apontado como um dos candidatos ao título, o Galo tenta recuperar o terreno perdido após resultados ruins nas últimas rodadas da competição nacional.

Foi justamente no duelo com o Fla que o alvinegro despontou como um dos postulantes à conquista. Depois disso, fez exibições convincentes em casa e fora, liderou a competição e encantou o país com um futebol ofensivo, fruto da filosofia do técnico Jorge Sampaoli. Porém, desde a goleada sobre o Goiás por 3 a 0, em 10 de outubro, a equipe caiu de produção: empatou com Fluminense (1 a 1) e Sport (0 a 0), em Belo Horizonte, e foi derrotada por Bahia (3 a 1) e Palmeiras (3 a 0), como visitante.

Na visão dos atletas, a irregularidade é natural numa competição equilibrada. “Começamos o campeonato de uma forma fantástica. Sabíamos que poderíamos ter uma queda por ser um campeonato longo. O momento vem demonstrando isso. A queda é geral. O treinador cobra muito do nosso coletivo. Essa oscilação iria ocorrer, como ocorreu com outras equipes que hoje vivem bom momento. Temos que ter tranquilidade. Sabemos de nossa responsabilidade. A cobrança chegou e temos consciência de que precisamos evoluir. O campeonato pede isso”, afirma o zagueiro e capitão Réver.

Na visão do defensor, o Galo vem pecando coletivamente: “Essa oscilação vem sendo no ponto de vista tático. Estamos deixando espaços que antes não deixávamos. Sofremos dois gols no último jogo em transições. Nosso erro vem sendo nessa parte tática, onde deixamos a desejar. Mas sabemos o que fazer para que não ocorra mais. Quem está na parte de cima não pode ficar tanto tempo sem vencer”.

As falhas táticas acabaram interferindo no desempenho do ataque, que chegou a ser o melhor da competição – balançou as redes 31 vezes em 18 jogos. Apesar de muito criativo, o time atleticano não tem convertido as chances e viu os adversários dominarem as partidas. Nesse sentido, o maior problema tem sido levar vantagem sobre defesas que atuam na retranca.

O retorno do atacante Keno, que volta de suspensão automática, é uma das apostas para que a equipe possa quebrar as linhas defensivas do Flamengo e chegar à vitória. Outra novidade pode ser a volta de Eduardo Sasha, que perdeu lugar para Marrony diante do Palmeiras. Juntos, os dois já marcaram 10 vezes no Brasileiro.

DESFALQUE NO BANCO


A baixa do Atlético nesta tarde será justamente Jorge Sampaoli. Diante do Palmeiras, o treinador levou mais um cartão amarelo e cumprirá suspensão. O auxiliar Jorge Desio ficará à beira do gramado. É a segunda vez que isso acontece: Sampaoli já havia cumprido a automática nos 2 a 1 sobre o Bragantino, em setembro, no Mineirão.

Com os seis amarelos recebidos no Galo, o argentino já soma 17 advertências na Série A do Brasileiro – no ano passado, comandando o Santos, ele foi suspenso quatro vezes.

Atlético x Flamengo

Atlético
Everson; Guga, Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Jair, Alan Franco, Nathan, Savarino e Keno; Eduardo Sasha
Técnico: Jorge Desio
Flamengo
Hugo; Isla, Thuler (Leo Pereira),Natan e Filipe Luís; Willian Arão, Thiago Maia, Gerson e Éverton Ribeiro; Bruno Henrique e Pedro
Técnico: Domènec Torrent
20ª rodada do Brasileiro
Estádio: Mineirão
Horário: 18h15
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade e José Reinaldo Nascimento Júnior (DF)
VAR: José Claudio Rocha Filho (SP)
TV: Pay-per-view


O adversário Rubro-negro tenta reagir


Eliminado da Copa do Brasil pelo Athletico no meio de semana, o Flamengo tentará, hoje, dar fim à má impressão causada pela sequência negativa recente: na rodada passada do Brasileiro, a equipe carioca foi goleada pelo São Paulo por 4 a 1, no Maracanã. A derrota expôs várias fragilidades do time comandado por Domènec Torrent e deu início a um princípio de crise com a torcida, mesmo que o rubro-negro esteja brigando pela ponta do campeonato. A novidade nesta noite é o retorno do atacante Gabriel, recuperado de entorse no tornozelo esquerdo e que não joga desde 30 de setembro. A tendência é que o camisa 9 comece no banco de reservas, já que Pedro vive excelente fase e é o artilheiro da equipe no Brasileiro, com 10 gols. O goleiro Diego Alves e o armador Diego seguem no Departamento Médico, em tratamento de lesões.


(foto: Julio Cesar Aguilar/AFP -31/8/20)
(foto: Julio Cesar Aguilar/AFP -31/8/20)


enquanto isso...
...Novo atacante na área

Esperança de Jorge Sampaoli para tentar solucionar o problema de gols, o chileno Eduardo Vargas (foto) desembarcou ontem em Confins para ser o 11º reforço alvinegro desde que o argentino assumiu o comando da equipe. Ele assinará contrato por dois anos e estava no Monterrey, do México. Por insistência de Sampaoli, o Galo pagou R$ 7 milhões pelo atacante, campeão da Copa América de 2015 com o treinador na Seleção Chilena. Eles também trabalharam juntos no Universidad de Chile em 2011. Vargas teve rápida passagem pelo Grêmio, em 2013.


Inter sem o goleador


Além do clássico interestadual Atlético x Flamengo, uma atração da abertura do returno do Campeonato Brasileiro é o duelo do líder, Internacional, com o Coritiba, às 16h, no Beira-Rio. Sem o artilheiro Thiago Galhardo – que cumpre suspensão pelo vermelho recebido na derrota para o Corinthians (1 a 0), em São Paulo, na rodada passada –, o técnico colorado Eduardo Coudet não revela quem estará no ataque. Leandro e Yuri são as opções. Já o Coxa, que aparece na zona da degola, demonstrou sinais de recuperação ao bater o Atlético-GO por 1 a 0 e busca a afirmação.

Embalado pela goleada sobre o Atlético (3 a 0, no Allianz Parque), o Palmeiras visita o Vasco, às 16h, num confronto dos técnicos portugueses Ricardo Sá Pinto e Abel Ferreira – que assumiu o alviverde nesta semana. Caso vençam, os paulistas se aproximam dos líderes. Já o time carioca é o primeiro fora do Z-4.

Uma das surpresas da competição, o Fluminense encara o Grêmio, às 20h30, no Maracanã. O time das Laranjeiras não perde desde 20 de novembro e com a boa sequência alcançou o grupo dos quatro líderes pela primeira vez. Os gaúchos, por sua vez, vêm se recuperando na competição depois de início ruim.

Bragantino x Santos, às 18h15, em Bragança Paulista, e Ceará x Sport, às 20h30, no Castelão, completam a 20ª rodada.

INVENCÍVEL


Ontem à noite, o São Paulo fez valer seu favoritismo sobre o lanterna Goiás, venceu de virada por 2 a 1, no Morumbi, e completou seu 10º jogo consecutivo sem derrota pelo Brasileiro. 

O último revés do tricolor paulista foi a goleada por 3 a 0 sofrida para o Atlético, ainda pela 7ª rodada, no Mineirão. Depois, venceu Fluminense (3 a 1), Atlético-GO (3 a 0), Palmeiras (2 a 0) e Flamengo (4 a 1), além de ter empatado com Bragantino (1 a 1), Santos (2 a 2), Internacional (1 a 1), Coritiba (1 a 1) e Grêmio (0 a 0).


*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)