(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas SÉRIE B

Turno da Série B perto do G4: o que o Cruzeiro tem de fazer para cumprir meta de Ney Franco

Se ainda sonha com arrancada para terminar o turno no G-4, Cruzeiro terá de vencer as sete partidas restantes para alcançar média histórica do pelotão de elite na Segundona


02/10/2020 04:00 - atualizado 02/10/2020 18:04

Goleada por 3 a 0 na última rodada animou jogadores e comissão técnica: missão começa amanhã, contra o líder, Cuiabá, fora de casa (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Goleada por 3 a 0 na última rodada animou jogadores e comissão técnica: missão começa amanhã, contra o líder, Cuiabá, fora de casa (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


A vitória do Cruzeiro sobre a Ponte Preta por 3 a 0, no Mineirão, renovou os ânimos dos torcedores que estavam descrentes numa recuperação na Série B do Campeonato Brasileiro. Ainda que a situação na classificação continue incômoda – 16º, com 11 pontos em 12 rodadas –, a Raposa ganhou confiança para encarar o Cuiabá, líder da competição, com 25. A partida será amanhã, às 22h, na Arena Pantanal, em Cuiabá-MT

A expectativa é que a Raposa mantenha diante da equipe de Mato Grosso o futebol ofensivo apresentado contra a Ponte Preta. No triunfo de quarta-feira, o time acertou nove das 16 finalizações – além dos três gols, exigiu quatro defesas difíceis do goleiro Ivan e concluiu duas vezes na trave. O bom rendimento devolveu aos cruzeirenses o sonho de ver a zona de rebaixamento ficar distante e o G-4 cada vez mais próximo.

Em entrevista ao Estado de Minas, o técnico Ney Franco revelou que a meta ambiciosa estabelecida com o grupo é alcançar o quarto lugar no turno. Se não, ficar perto dele. “A gente está trabalhando pela recuperação dentro do primeiro turno. Nossa fala interna é de fechar esse primeiro turno próximo do G-4”, disse o treinador.

Ney Franco reconheceu que a missão não será fácil devido à combinação de resultados e à necessidade de aproveitamento acima da média em sete partidas. “Se entrarmos dentro do G-4, melhor ainda, mas, para entrar a gente precisa de um desempenho extraordinário nesses jogos. A gente sabe que isso é muito difícil, mas temos que botar a régua máxima para a gente transpor”.

Hoje, a diferença do Cruzeiro para a Chapecoense, quarta colocada (com dois jogos a menos), é de oito pontos. O quinto, Juventude, e o sexto, América, também somam 19. A Ponte Preta, terceira, contabiliza 21, enquanto o Paraná, vice-líder, tem 22. Na pior das hipóteses, o treinador espera que a Raposa fique a quatro ou seis pontos do pelotão de acesso à Primeira Divisão do Brasileiro.

“Algumas equipes vão ter queda de rendimento. Temos de aumentar nosso rendimento para, quando isso acontecer, possamos nos aproximar. Então, o grande desafio no primeiro turno, na virada, é estar ali a quatro, cinco, seis pontos do quarto colocado ou até mais encostado”.

Depois do Cuiabá, o Cruzeiro medirá forças com o Sampaio Corrêa (19º), no Mineirão. Depois, o Oeste, na Arena Barueri, em Barueri-SP. Os quatro duelos finais do turno são contra Juventude (casa), Operário (fora), Náutico (fora) e Paraná (casa).

PONTUAÇÃO ALTA Nas cinco edições anteriores da Série B (2015 a 2019), o quarto colocado nas 19 primeiras rodadas atingiu entre 31 e 33 pontos. Por esse critério, o Cruzeiro terá de vencer os sete compromissos restantes do turno. O time iniciou o campeonato com 6 pontos negativos devido a punição na Fifa por dívida de mais de R$ 5 milhões não quitada com o Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, pela contratação por empréstimo do volante Denílson, em julho de 2016.

Estrelada
Drubscky de saída

O diretor de futebol Ricardo Drubscky está de saída do Cruzeiro. A decisão do presidente Sérgio Santos Rodrigues foi confirmada ontem. A Raposa está próxima de José Carlos Brunoro como dirigente. Ele ganhou evidência no futebol após participar da parceria entre Palmeiras e Parmalat, entre 1992 e 1996. Em 2013 e 2014, voltou ao clube como CEO. Foi diretor-executivo do Brasília em 2015 e do Audax-SP em 2003, além de consultor de gerenciamento de futebol da Chapecoense em 2019. Neste ano, ocupou o mesmo cargo nas categorias de base do Fortaleza.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)