mulher sai do boxe do banheiro com cabelo envolto na toalha

Shampoo de cachorro: para usá-lo tem de saber se o produto foi testado e se tem liberação da Anvisa para ser utilizado em pessoas

No Revisions/Unsplash


A dona de um petshop em Jacareí, São Paulo, viralizou ao compartilhar o processo de lavagem dos cabelos com produtos próprios para cães e dizer que se surpreendeu positivamente com o resultado final. Mas será que isso pode prejudicar a saúde capilar de alguma forma? Ou de fato, os produtos podem ser bons aliados?

É importante considerar que os órgãos que fiscalizam esses tipos de produtos para garantir a qualidade e, principalmente, a segurança para o consumidor são diferentes: produtos de uso veterinário são de competência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e cosméticos, para uso em humanos, são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 
A tricologista Patrícia Marques explica que em um primeiro momento é importante saber se o produto foi testado e se tem liberação de uso pelo órgão competente. Depois, a utilização dos produtos pet por humanos não está recomendada porque eles foram desenvolvidos para um animal e suas próprias características, que são diferentes das características dos humanos, assim como a composição dos produtos, um indicado para pelos e outro para cabelos.

Problemas no couro cabeludo

Dra Patricia Marques, tricologista

Patricia Marques, tricologista, diz que a utilização dos produtos pet por humanos não é recomendada porque eles foram desenvolvidos para um animal e suas próprias características, que são diferentes das características dos humanos

Arquivo Pessoal
“Pessoas que são alérgicas ou que já têm algum histórico de problemas no couro cabeludo devem ter ainda mais cuidado com a hipersensibilidade ou outro dano à saúde. Eu não faria essa recomendação”, explica Patrícia Marques.

Sobre a ordem correta dos produtos na lavagem dos cabelos, também citada no vídeo, Patrícia Marques explica que primeiro é recomendado o uso pré-xampu, depois o xampu, a máscara e o condicionador, sendo que o pré-xampu e o xampuxampu devem ser usados apenas no couro cabeludo: “A recomendação é passar no couro e espalhar a espuma no comprimento dos cabelos, isso já é suficiente para limpar”, revela Patrícia Marques. 
A tricologista destaca que a máscara é o produto que, de fato, promove um tratamento nos cabelos, sendo que a de hidratação tem mais água, a de nutrição, mais lipídeos, e a de reconstrução, mais aminoácidos, que são proteínas. “Para finaizar, a recomendação é usar um condicionador com PH ácido para fechar bem as cutículas e dar mais brilho aos fios.”