Homens evitam falar da perda de libido, por medo de julgamento, tabu social, machismo ou falta de informação
Leia também: Alimentos que aumentam a libido e o desempenho sexual; e o efeito contrário.
Desejo sexual em baixa
“Embora existam várias possibilidades para explicar a falta de libido masculina, é importante destacar que ela está diretamente associada à diminuição da testosterona, que é o hormônio sexual masculino”, acrescenta o médico.
Quais os sinais da perda da libido masculina?

Médico onco-urologista Renato Corradi diz que embora existam várias possibilidades para a falta de libido masculina, ela está diretamente associada à diminuição da testosterona, o hormônio sexual masculino
Arquivo PessoalConforme Renato Corradi, é possível reconhecer a perda do desejo sexual levando em consideração alguns sinais, que podem indicar a necessidade de procurar ajuda. Entre as alterações mais comuns no dia a dia do homem estão:
- Baixo interesse sexual
- Dificuldade de ereção
- Dificuldade em alcançar o orgasmo
- Menor frequência de relações sexuais
- Também é comum que outros sintomas, como a falta de disposição, problemas na memória e mudanças constantes de humor, sejam detectados.
O que causa a falta de libido?
- Fatores psicológicos: A saúde mental está diretamente ligada à saúde sexual. Diante disso, fatores psicológicos estão entre as causas mais frequentes para a falta do desejo sexual, já que podem afetar a produção de testosterona e hormônios do prazer. Estresse, ansiedade e depressão são alguns dos problemas psicológicos mais comuns.
- Desequilíbrio hormonal: Determinados hormônios influenciam a regulação da libido — sendo a testosterona, como já citado, o principal. Quando há um descontrole no organismo, o corpo pode, automaticamente, diminuir a libido. Diversos fatores podem provocar o desequilíbrio hormonal no homem e é necessário investigar as causas para tratar o problema.
- Uso de medicamentos: Alguns medicamentos podem provocar a falta de libido masculina, sendo os antidepressivos e as medicações para hipertensão arterial os mais comuns.
- Álcool: O excesso de álcool é uma das causas frequentes da perda do desejo sexual e o abuso dessa substância pode até provocar disfunção erétil.
- Disfunção erétil: A disfunção erétil, aliás, também pode provocar a ausência da libido nos homens. Esse assunto também é considerado um tabu, apesar de sua grande importância.
Como tratar?
E o tratamento pode variar a depender do caso, mas os mais comuns são:
- Psicoterapia: O tratamento psicoterápico é indicado quando o profissional identifica que o problema é causado por questões psicológicas. Normalmente, terapias são as mais indicadas para casos do tipo, inclusive as de casal, em determinadas situações.
- Reposição hormonal: Quando o médico diagnostica alterações no nível de testosterona no organismo, o tratamento de reposição hormonal pode ser indicado. É fundamental, no entanto, destacar que a reposição só deve ser feita por recomendação profissional.
*Para comentar, faça seu login ou assine