homem negro tendo um ataque cardíaco

Infarto cardíaco está relacionado a ansiedade, indica estudo

Freepik

As segundas-feiras são geralmente consideradas um dia difícil para muitos, pois representam o término do fim de semana e o início de uma nova semana laboral. Uma investigação inicial sugere que o risco de sofrer um infarto cardíaco pode ser maior neste dia específico.

O estudo, ainda em estágio preliminar e sujeito à revisão de outros cientistas, foi conduzido por especialistas do Belfast Health and Social Care Trust e do Royal College of Surgeons, que analisaram informações de mais de 10 mil pacientes na Irlanda. Esses pacientes foram internados entre 2013 e 2018 devido a infartos cardíacos do tipo mais grave, denominados STEMI, nos quais uma importante artéria coronária é completamente obstruída.



A pesquisa revelou um aumento nos casos de infarto às segundas-feiras. No entanto, os cientistas também observaram taxas de ataque cardíaco superiores ao esperado aos domingos. Segundo a análise, isso pode estar associado ao estresse e à ansiedade que muitas pessoas enfrentam no início da semana laboral. Nilesh Samani, médico da British Heart Foundation, declarou: "Este estudo acrescenta informações sobre o momento de infartos cardíacos particularmente graves, mas agora precisamos entender o que torna certos dias da semana mais vulneráveis a isso."

Essa descoberta é extremamente significativa, pois pode auxiliar profissionais da área médica a compreender melhor esse grave problema e, consequentemente, implementar medidas preventivas mais eficazes, capazes de salvar vidas. Adicionalmente, os autores da pesquisa enfatizam que a relação entre segunda-feira e ataques cardíacos já havia sido identificada anteriormente e está relacionada aos ritmos circadianos do organismo, ou seja, aos ciclos naturais de sono e vigília. O cardiologista Jack Laffan, líder do estudo, afirmou: "A causa provavelmente é multifatorial; entretanto, com base no que sabemos a partir de estudos anteriores, é razoável supor um elemento circadiano."

É importante ressaltar que os resultados da pesquisa foram apresentados durante a conferência anual da British Cardiovascular Society, mas ainda são considerados preliminares até que sejam publicados em uma revista científica revisada por pares, submetendo-os a uma análise criteriosa de outros especialistas no tema.

LEIA MAIS: Bebidas destiladas podem causar infarto em dias de temperaturas baixas