Médico segurando prótese de silicone, ao fundo paciente sentada na maca

Especialista explica que é necessário avaliação médica para cada caso

Freepik

Muitas mulheres sonham em colocar silicone, porém, em certos casos, pode ser preciso optar pela retirada ou substituição do implante. É fundamental, antes do procedimento, compreender se essa é a melhor escolha. O explante de prótese de silicone consiste na remoção total da prótese mamária, sendo possível alcançar o formato desejado das mamas através da reposição de tecidos da própria paciente ou enxerto de gordura, sem a utilização de implantes. Já a troca da prótese envolve a incisão na mesma área para retirar o implante atual e colocar um novo, maior ou menor.



"A decisão entre o explante e a troca de prótese de silicone deve ser analisada caso a caso", afirma o cirurgião plástico Marcelo Kolling, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). De acordo com ele, a escolha pode ser determinada por questões de saúde ou mesmo pelo desejo da paciente.

Quanto às razões que podem levar ao explante, o médico menciona problemas médicos e reações adversas, especialmente aquelas de origem imune que causam dor crônica, rigidez, inflamação ou contratura capsular, quando o tecido cicatricial se forma em torno do implante e o comprime. Outros fatores incluem ruptura ou vazamento causados por elementos mecânicos, como um trauma local.

LEIA MAIS: Implante de chip

A mudança de preferência das pacientes também pode ser um motivo para o explante. Algumas delas podem simplesmente decidir retirar os implantes mamários por razões pessoais, como insatisfação com o tamanho ou formato do silicone.