Homem em ambiente de treino se preparando para realizar exercício

Constânica é o segredo para treinos saudáveis, segundo estudo

Freepik

Muitas pessoas que praticam musculação estão sempre em busca de maneiras de acelerar seus resultados, principalmente no que diz respeito ao ganho de massa muscular. Contudo, não há um modelo específico de treino que garanta esse objetivo, ao contrário do que muitos acreditam. Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) traz novidades sobre essa questão.

Os pesquisadores da Unicamp acompanharam jovens homens saudáveis em academias para compreender melhor como diferentes ajustes no treino afetam o ganho de massa muscular. O estudo, publicado na revista científica Metabolites, mostrou que o treino de musculação ideal é aquele que consegue atrair a pessoa para a prática regular de atividades físicas, garantindo assim sua constância.



Dessa forma, é importante frisar que os resultados no ganho de massa muscular dificilmente serão alcançados com apenas uma ida à academia por semana. A regularidade nos treinos é fundamental para obter os resultados desejados.

Portanto, em vez de se preocupar em aumentar o peso ou o número de repetições, o foco deve estar em manter a frequência e a constância dos exercícios. Com essa abordagem, é possível alcançar os objetivos de ganho de massa muscular de maneira mais efetiva e satisfatória.

LEIA MAIS: Especialistas avaliam se treinar descalço potencializa o exercício físico