menina vestindo camiseta branca mostrando a língua em fundo branco

Especialista dá dicas de como lidar com o mau comportamento dos filhos

Freepik

Segundo a especialista, Ana Flavia Fernandes, psicóloga especializada em crianças, diz que é fundamental compreender a função de um comportamento antes de agir. Para identificar a função, é necessário observar e analisar a criança, buscando entender se o comportamento é um alívio imediato, resultado de dor, compulsão ou função regulatória. Com base nessa informação, os pais podem ajudar a criança a substituir o hábito inadequado por um mais funcional e que não cause prejuízos.

Ana Flavia explica que muitos pais reforçam comportamentos inadequados ao dar muita importância a eles, fazendo com que a criança os repita como forma de se conectar com os adultos. A chave para mudar isso é constância, coerência e consistência. É importante ter paciência, pois a mudança não ocorre imediatamente.



A psicóloga infantil também ressalta a importância de ensinar habilidades socioemocionais e Inteligência Emocional às crianças, sem tratá-las como miniadultos, mas também sem subestimar sua capacidade de entendimento. Basta adequar a linguagem ao estágio de desenvolvimento da criança. Ela afirma que o cérebro infantil passa por várias fases e, por isso, é crucial fornecer um repertório de amadurecimento à medida que ela cresce.

Compreender e lidar com as próprias emoções e necessidades dos pais também é fundamental para ajudar os filhos a enfrentar medos e preocupações. Ana Flavia destaca que muitos comportamentos disfuncionais na vida adulta têm origem na infância e que é essencial ensinar habilidades como comunicação, negociação, flexibilidade e empatia às crianças desde cedo.

LEIA MAIS: As armadilhas dos games para fazer crianças gastarem dinheiro sem parar 

Por fim, a especialista enfatiza a importância de reforçar comportamentos adequados por meio de elogios e encorajamento, ajustando-os gradualmente e sempre levando em consideração a idade da criança. Isso ajuda a construir uma base sólida para o desenvolvimento emocional saudável e a lidar com situações desafiadoras ao longo da vida.