intestino

A doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica do trato gastrointestinal, que afeta a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon)

Jim Coote/Pixabay
A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) concedeu aprovação ao Rinvoq como o primeiro medicamento oral para tratar casos graves ou moderados da doença de Crohn. A autorização foi dada nesta quinta-feira (18) para adultos que apresentaram resposta inadequada ou intolerância a um ou mais bloqueadores do fator de necrose tumoral (TNF), conforme informado em comunicado oficial.

Anteriormente, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido já havia aprovado o Rinvoq em fevereiro para uso no tratamento da doença de Crohn. A FDA alerta que o medicamento pode causar efeitos colaterais, como infecções do trato respiratório superior, anemia, febre, acne ou herpes zóster, entre outros problemas.

A recomendação do órgão regulador americano é iniciar o tratamento com uma dose diária de 45 mg por 12 semanas. Após esse período, a dose de manutenção sugerida é de 15 mg por dia. Estudos envolvendo 857 pessoas mostraram melhora significativa nos pacientes que tomaram 45 mg de Rinvoq, em comparação com os que receberam um placebo.

Leia também:  Apresentador Emílio Surita é internado em São Paulo com câncer no intestino.

O Rinvoq é produzido pela farmacêutica AbbVie e já é utilizado no tratamento de diversas doenças inflamatórias. A doença de Crohn provoca inflamação no trato digestivo, causando frequentemente diarreia, dor intestinal e perda de peso.