Projeto gratuito com informações sobre amamentação.

As mães recebem orientações sobre posições adequadas, pega correta, livre demanda e como saber se o bebê está saciado

Ministério da Saúde / Divulgação
 
O projeto Uni Amamenta, oferecido pelo Centro Universtiário Uni-BH, é uma rede de apoio gratuita para mulheres que precisam de auxílio e orientação para amamentação e chegada do bebê. 

A iniciativa é coordenada por Mara Dias, professora de nutrição do Uni-BH, que ressalta a importância do acompanhamento e orientação ainda durante a gestação  “Uma mãe se prepara para entrar no período de amamentação, antes mesmo do nascimento da criança. O ideal é ter acompanhamento e orientação ainda no período da gestação, pois, nem sempre, a amamentação é um processo tranquilo”, afirma.

O projeto é composto por equipes multidisciplinares formadas por alunos de medicina, enfermagem, nutrição e psicologia, que oferecem atendimento remoto via Zoom. As mães recebem orientações sobre posições adequadas, pega correta, livre demanda e como saber se o bebê está saciado. As equipes de nutrição atuam durante a gestação e no pós-parto, garantindo a saúde da mãe e do bebê durante toda a gravidez e amamentação.
 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos, evita diarréia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, colesterol alto, diabetes, hipertensão e obesidade na vida adulta. Além disso, de acordo com os dados, o aleitamento materno também protege a mãe contra alguns tipos de câncer e ajuda na recuperação pós-parto. 
 
* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.