(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas INFLUENZA A

Demanda por testes de Influenza A cresce mais de 140% em drogaria de BH

O aumento de resultados positivos na Araujo foi de 793% na segunda quinzena de setembro em comparação aos primeiros 15 dias do mês


07/10/2022 17:32 - atualizado 07/10/2022 18:09

Mulher gripada olhando a temperatura corporal no termômetro
Diante de um resultado positivo, a recomendação é repouso, hidratação e alimentação balanceada. Além disso, é fundamental evitar a transmissão para outras pessoas (foto: Pexels/Divulgação)
 
Com as variações bruscas de temperatura registradas nas últimas semanas, os casos de infecção por Influenza A aumentaram em todo o país, especialmente na região Sudeste, segundo o boletim Infogripe, divulgado pela Fiocruz. Como reflexo disso, a Araujo, maior rede de drogarias de Minas Gerais, observou crescimento de 143% na demanda por testes na segunda quinzena de setembro em comparação aos primeiros 15 dias do mês. O aumento de testes positivos no mesmo período foi de 793%, com predominância entre adultos e crianças. “É um número expressivo, que demonstra que, de fato, está havendo um surto de Influenza A que não está atingindo apenas os idosos”, destaca Isabel Dias, gerente técnica farmacêutica da Drogaria Araujo.



Diante de um resultado positivo, a recomendação, segundo Isabel, é repouso, hidratação e alimentação balanceada. Além disso, é fundamental evitar a transmissão para outras pessoas. “O paciente precisa cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir, se possível utilizar máscaras, não compartilhar objetos de uso pessoal, (talheres, pratos, copos ou garrafas), e evitar aglomerações e ambientes fechados”, destaca a gerente, que relembra que o alívio dos sintomas se dá através do uso de medicamentos isentos de prescrição, como analgésicos e antipiréticos. Já para os casos mais sintomáticos, há a opções de medicamentos, que devem ser prescritos pelo médico.

Para detecção do vírus, a Araujo disponibiliza dois testes: o de Influenza A/B e COVID/Influenza A/B Ag.

Isabel ressalta que a proteção mais eficaz contra a Influenza A continua sendo a vacina. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) determina que a composição da vacina da gripe seja revista a cada ano, considerando os tipos de vírus da influenza que mais circularam, mas dados apresentados por laboratórios, como a Sanofi, revelam que a cepa da Influenza A para a temporada 2022 – 2023 é a mesma da temporada 2022. Ou seja, as vacinas deste ano continuarão sendo eficazes para o próximo inverno”, esclarece.  

Contra a influenza A, a Drogaria Araujo disponibiliza a vacina humana gripe quadrivalente, destinada a adultos e crianças, a partir de 6 meses. A imunização garante proteção por volta de 70% dos casos e previne o agravamento da doença. Ela é eficaz no combate as cepas do vírus influenza dos tipos A e B e cepas intimamente relacionadas, além dos subtipos A, que são H1N1 e H3N2 e os subtipos B.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)