(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas BELEZA

Mitos e verdades sobre o popularmente conhecido chip da beleza

A médica Carla Nascimento enumera algumas curiosidades sobre o uso do implante hormonal gestrinona


04/07/2022 11:13 - atualizado 04/07/2022 13:08

Mulher bonita
(foto: Alexander Krivitskiy/Pexels)

Atualmente mais chamado chip da beleza, o hormônio gestrinona é usado há mais de 50 anos como anticoncepcional em diversos tratamentos, como para amenizar a tensão pré-menstrual (TPM), endometriose e dismenorreia. Para essas funções, é um implante colocado sobre a pele. É o que esclarece a médica Carla Nascimento, especialista em modulação hormonal e Medicina Avançada.

 

Leia também: Atividade física ou exercício físico: você sabe qual é a diferença? 


Segundo a especialista, o hormônio se tornou conhecido no meio artístico como chip da beleza porque, além de trazer alguns benefícios (melhora da disposição e aumento da libido, interrupção das menstruações, eliminando as cólicas e TPM), também tem outros efeitos paralelos. "Ele favorece o ganho de massa magra e diminuição de gordura corporal, eliminando as celulites indesejadas, e melhorando ainda a qualidade de cabelos, pele e unhas".

Implante do hormônio gestrinona
Atualmente mais chamado chip da beleza, o hormônio gestrinona é usado há mais de 50 anos como anticoncepcional (foto: Reproductive Health Supplies Coalition/Unsplash)



A médica Carla Nascimento lista mitos e verdades sobre o hormônio:


Implante hormonal engorda?


Mito


"Já que a indicação e a formulação da dose personalizada é para atingir o equilíbrio hormonal e o organismo em desequilíbrio, tem muito mais tendência a engordar."

Ele causa depressão?


Médica Carla Nascimento
Médica Carla Nascimento lista mitos e verdades sobre o chip da beleza (foto: Reprodução/Instagram)
Mito

"Pelo contrário. A falta de alguns hormônios pode até causar esse tipo de distúrbio."

Implante hormonal causa câncer?


Mito


"Até porque a falta de alguns hormônios pode causar câncer. Já está comprovado que os hormônios bioidênticos podem prevenir alguns tipos de câncer."

Há dificuldade para ter filhos depois?


Mito


"Após o término do efeito, a partir de três meses, o ciclo da mulher se encontra regularizado."

O uso aumenta a queda de cabelo?


Mito


"A queda de cabelo está relacionada aos hormônios estrógenos (estradiol, estrona e estriol). A reposição pode ser, justamente, o tratamento para regularizar tais hormônios."

Pode haver rejeição ou extrusão dos implantes?


Verdade


"Apesar de ser um fenômeno extremamente raro, eventos podem ocorrer em casos nos quais haja alergia a algum dos compostos utilizados nos implantes, a paciente faça vôos prolongados ou grandes esforços físicos nas primeiras 48 horas."

Carla Nascimento também reforça a importância de uma avaliação adequada pelos profissionais de saúde, caso a caso. "É essencial a indicação e o acompanhamento médico durante o uso do implante, pois é dessa forma que o tratamento será eficaz e seguro para os pacientes", conclui.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)