(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas PSICOLOGIA

O que é a hipocondria, doença que afeta fortemente a vida dos pacientes

Doença vai além do simples medo de estar doente e pode ser tratada na psicoterapia. Quem sofre com o distúrbio afirma ter sintomas físicos inexistentes


29/06/2022 13:32 - atualizado 29/06/2022 13:40

mão segurando vários comprimidos
Hipocondria: o risco da pessoa começar a consumir remédios sem prescrição médica (foto: Hasty Words/Pixabay )
A hipocondria é uma doença mental grave, que pode afetar fortemente a vida dos pacientes. Trata-se de um medo de estar doente, a ponto de parecer persecutório, quase psicótico. Quem sofre com o distúrbio acredita que está sempre doente e afirma ter sintomas físicos que, na verdade, não estão lá.

A psicóloga e coordenadora do curso de psicologia do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), em Paulista (SP), Márcia Karine, diz que reconhecer a hipocondria é bem simples. “O sinal mais claro da doença é quando o paciente marca diversas consultas em um período curto de tempo e, geralmente, para o mesmo problema, porque ele fica procurando alguma opinião médica que valide a sua preocupação.”

Márcia Karine destaca que a condição pode ser relacionada com outros problemas, como o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) ou com algum trauma desenvolvido a partir de uma doença grave que o paciente apresentou ao longo de sua vida.
 

Outra característica da doença, aponta a psicóloga, é que, ao contrário de outros transtornos, como a ansiedade, os pacientes não sabem identificar. “A hipocondria é facilmente detectada por outras pessoas, mas não por quem sofre com ela. Diferentemente de quem apresenta outras fobias, o paciente com essa condição costuma negar que está hipocondríaco. Ele acredita fortemente que todo aquele excesso de cuidado é necessário".

Angústia, depressão e problemas de socialização 


Márcia Karine diz que as consequências da doença, se não tratadas, são diversas. Além da ansiedade persistente que causa angústia e depressão, problemas de socialização (pelo medo de pegar doenças de outras pessoas) acabam afetando a vida do paciente, fora o risco de começar a consumir remédios sem prescrição médica.

Leia também:  Musicoterapia ajuda as pessoas a lidarem com transtornos.

“Pessoas hipocondríacas precisam ser acompanhadas de perto por profissionais especialistas, como psicólogos e médicos psiquiatras, pois a propensão a ingerir medicamentos pode colocar a vida do paciente em risco. A terapia ocupacional, que visa dar autonomia para os pacientes, também pode ser uma forte aliada”, conclui Márcia Karine.

 







receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)