(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas INÉDITO

Hospital de Itajubá realiza 1º transplante de medula óssea do Sul de Minas

Procedimento em paciente de Monte Sião foi realizado no Hospital de Clínicas de Itajubá, que tem parceria com o Hospital Albert Einstein, de São Paulo


27/01/2022 10:16 - atualizado 27/01/2022 10:27

Paciente rodeado de médicos e enfermeiros
Paciente está em observação após transplante inédito no Sul de Minas (foto: Hospital de Clínicas de Itajubá/Divulgação)
José, morador de Monte Sião é a primeira pessoa transplantada de medula óssea, no Sul de Minas. O procedimento foi realizado pelo Hospital de Clínicas em Itajubá, com apoio do Hospital Israelita Albert Einstein, que está entre os 50 melhores do mundo. O paciente, que não teve sobrenome e idade informados, está internado em observação e, até o momento, não há previsão de alta.
Existem duas formas de realizar o Transplante de Medula Óssea (TMO) e a mais conhecida é a que o paciente recebe a medula de um doador compatível.

O caso de Itajubá foi um TMO autólogo, ou seja, a transfusão foi feita com células do paciente. Nesse processo, as células-tronco são coletadas do paciente e reinseridas para recuperação após quimioterapia e/ ou radiação, informa a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale).

O Registro Brasileiro de Transplantes aponta que o país teve 3.195 transplantes em 2020, sendo 1.927 autólogos e 1.268 alogênicos.

Itajubá se destaca em múltiplos transplantes

Poucos hospitais no Brasil têm o procedimento realizado no Sul de Minas, informou o Hospital de Itajubá. A instituição tem, há cerca de dois anos, consultoria do Hospital Albert Einstein, que auxiliou a implantação do TMO em Itajubá. 

O procedimento do hospital itajubense é pioneiro no Sul de Minas e recebeu credenciamento do Ministério da Saúde para ser realizado pelo SUS, convênios e particulares.
 
(Nayara Andery - Especial para o EM)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)