Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Médicos descobrem útero e ovários em homem durante cirurgia de hérnia

O caso raro é conhecido como Síndrome do Ducto Mulleriano Persistente (PDMS), quando pessoas com pênis também desenvolvem órgãos reprodutivos femininos


25/01/2022 14:09

Ilustração
Útero e endométrio (A); Tuba e epidídimo (B) e testículo (C) descobertos em paciente durante cirugia de hérnia (foto: Reprodução/Urology Case Reports)

Em Kosovo, um homem de 67 anos descobriu, por meio de um procedimento cirúrgico para corrigir a hérnia, que dentro de uma protuberância de 15 centímetros próxima ao pênis havia um útero, colo do útero, tubas uterinas e um ovário.

O caso raro - publicado por pesquisadores da Universidade de Prishtina na revista científica Urology Case Reports - é conhecido como Síndrome do Ducto Mulleriano Persistente (PDMS), quando pessoas com pênis também desenvolvem órgãos reprodutivos femininos.
Essa condição acontece quando o início do útero, conhecido como ducto Mulleriano, não se rompe no desenvolvimento inicial de um bebê, o que ocorre por volta da sétima semana de gestação. Atualmente,  apenas 200 casos de PDMS já foram registrados.

O conjunto de órgãos excedentes é geralmente detectado apenas por meio de cirurgia e um dos principais sintomas são o testículo não descido e a hérnia inguinal. Além dos órgãos reprodutores femininos, a equipe médica encontrou um saco escrotal que possuía um testículo.

Apesar da condição, de pseudohermafroditismo, o homem não teve o sistema reprodutivo afetado. Ele é casado e tem 3 filhos. Após a cirurgia, o paciente passa bem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade