(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JUSTIÇA

Dino sobre STF: 'Quem decide é Deus e o presidente Lula'

Em entrevista à 'GloboNews', Dino desconversou sobre a possível indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF)


02/10/2023 15:33 - atualizado 02/10/2023 15:35
440

Flávio Dino
Dino afirmou que está bem acomodado no Ministério da Justiça (foto: Câmara dos Deputados/Reprodução)
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ressaltou que não cabe a ele decidir se assumirá a vaga deixada por Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista ao programa Estúdio i, da "GloboNews", nesta segunda-feira (2/10), Dino disse estar “bem acomodado” na chefia do MJSP.

Cotado para a cadeira na Suprema Corte, Dino ainda afirmou que não tem falado sobre o assunto com o presidente. “Eu estou bem acomodado na cadeira que estou. Estou aqui (Ministério da Justiça) com ânimo definitivo, mas quem decide não sou eu. É Deus e o presidente Lula”, disse.

A indicação do ministro encontra apoio de pessoas próximas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas pode enfrentar resistência do núcleo bolsonarista no Senado, devido ao enfrentamento que Dino tem feito aos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A casa legislativa, no entanto, nunca reprovou uma indicação ao STF, mas pode cobrar caro pela aprovação.

Por outro lado, alas da esquerda ainda pressionam o presidente para a indicação de uma mulher negra. No sábado (30/9), 25 deputadas enviaram uma carta ao petista reforçando a demanda, incluindo correligionários e líderes de bancada na Câmara.

Lula já afirmou que não irá basear sua escolha em critérios como gênero e raça. O mandatário afirma que tem várias pessoas na “mira”, mas que serão anunciadas no momento certo. 

"O critério não será mais esse [gênero]. Eu estou muito tranquilo, por isso que eu tô dizendo que eu vou escolher uma pessoa que possa atender aos interesses e expectativas do Brasil. Uma pessoa que tenha respeito com a sociedade brasileira, mas não tenha medo da imprensa. Uma pessoa que vote adequadamente sem ficar votando pela imprensa", disse em entrevista no fim de setembro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)