(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ATOS GOLPISTAS

Blogueiro bolsonarista avalia delação premiada

Wellington Macedo pode buscar benefício. Ele foi condenado por participar de tentativa de explosão de bomba em Brasília


29/09/2023 04:00 - atualizado 29/09/2023 07:26
440

 Wellington Macedo
O blogueiro Wellington Macedo foi condenado pela tentativa de explosão de um caminhão-tanque nas proximidades do Aeroporto de Brasília, em dezembro do ano passado (foto: Ed Alves/CB/DA.Press)
Brasília - A defesa do blogueiro bolsonarista Wellington Macedo está levando adiante a possibilidade de seu cliente fazer uma delação premiada para tentar obter algum benefício. Ele foi condenado a seis anos de prisão por ter participado da tentativa de explodir uma bomba no aeroporto de Brasília, na véspera do natal do ano passado. Na semana passada, a relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), ventilou essa possibilidade, após depoimento de Macedo na comissão.

A parlamentar entende que Macedo tem um “volume significativo de informação, com provas materializadas” de envolvimento de outras pessoas. "Ele não agia sozinho, havia várias outras pessoas", declarou a senadora, há uma semana. Ela diz haver um entendimento da advocacia-geral do Senado de que a CPMI tem poderes para fazer as tratativas de uma delação.

Na última terça-feira, o advogado Sildilon Maia, defensor do blogueiro, voltou ao Senado e retomou a conversa, mas com servidores da comissão. Maia afirmou que Macedo tem “muito material a oferecer”, que pode apontar a participação de outros bolsonaristas nos protestos, além de articulações contra o resultado das eleições de 2022.

“Ele (Macedo) tem muito material jornalístico a oferecer. Tem muita filmagem de rua. É um material que identifica muita gente e em alta qualidade. No caso de 12 de dezembro (quando bolsonaristas apedrejaram veículos e tentaram invadir a sede da Polícia Federal), as imagens que ele têm são bem melhores que a da polícia", disse o advogado.
Nesse retorno ao Senado, nesta semana, o advogado não se encontrou com a relatora porque a senadora não estava em Brasília. Mas contou que "trocou ideias" com um secretário das comissões sobre o assunto. "Narrei para ele como podemos encaminhar, marcar novo encontro, mas não entreguei nada ainda. Tem que ver se eles vão se interessar pelo material".

Depoimento 

CPMI desmarcou a oitiva do ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro, general Braga Netto. Ele era aguardado no dia 5 de outubro. O militar é uma figura de interesse dos parlamentares governistas, especialmente após a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid alegar que Bolsonaro teria se reunido com a cúpula das Forças Armadas para propor uma intervenção militar que impedisse Lula de assumir a Presidência.
Na próxima semana, a CPMI ouvirá Argino Bedin, empresário bolsonarista suspeito de financiar atos golpistas em Sorriso (MT), na terça-feira, e o subtenente Beroaldo José de Freitas Júnior, policial militar arremessado de uma das cúpulas do Congresso durante o ataque aos prédios dos Três Poderes, na quinta-feira.

Crítica à PMDF

Moradora de Taguatinga e considerada uma das líderes do movimento golpista de 8 de janeiro, Ana Priscila de Azevedo disse ontem à CPI dos atos antidemocráticos da Câmara Legislativa que a Polícia Militar do Distrito Federal foi inerte contra os manifestantes que invadiram os prédios dos três Poderes. “O contingente era ínfimo. No momento que cheguei e passei pela barreira, a quebradeira já tinha acontecido. Se a quebradeira já tivesse acontecido, porque essas duas barreiras não nos avisaram e não nos impediram de seguir adiante?”, questionou.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)