(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CPMI DO 8/1

General Heleno diz, em depoimento, que delação de Cid é 'fantasiosa'

Ex-ministro do GSI do governo Bolsonaro diz estranhar os trechos da delação de Mauro Cid, que seria sigilosa


26/09/2023 18:09 - atualizado 26/09/2023 18:10
440


O general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo de Jair Bolsonaro (PL), afirmou que as informações da delação do tenente-coronel Mauro Cid à Polícia Federal (PF) são fantasiosas. Em depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas, nesta terça-feira (26/9), ele ainda disse que Cid não participava de reuniões com os comandantes das Forças Armadas

Na ocasião, a relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), havia perguntado se Heleno tinha conhecimento da reunião delatada por Cid, quando Bolsonaro teria apresentado uma minuta golpista aos comandantes das Forças Armadas.

“Eu quero esclarecer que o tenente-coronel Mauro Cid não participava de reuniões, ele era o ajudante de ordens do presidente da república. Não existe essa figura do ajudante de ordens sentar em uma reunião dos comandantes de força. Isso é fantasia”, disse.

Heleno também afirma que os trechos da delação estão ainda em sigilo, o que seria estranho pois não se saberia o que Cid falou. “Normalmente o ajudante de ordens cumpre ordens do presidente da República, por isso se chama ajudante de ordens. São missões que o presidente atribui nas mais diferentes naturezas”, emendou.

Em outro momento da oitiva, Heleno também comparou Cid com o funcionário que serve café na CPMI, já que ele participava das reuniões a pedido de Bolsonaro, não por iniciativa própria. “É a mesma coisa que esse rapaz que serve café para nós, pacientemente, ele não é participante da reunião”, explica.

Augusto Heleno
General ainda afirmou que não participou da reunião de Bolsonaro com os comandantes das Forças Armadas (foto: Geraldo Magela/Agência Senado)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)