(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DELAÇÃO DE MAURO CID

Dino elogia PF por acordo de delação que deve atingir Bolsonaro

Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, também falou da delação 'Delação validada! É bom o inelegível Jair se preparando para responder por seus crimes'


09/09/2023 17:08 - atualizado 09/09/2023 17:19
440

Flávio Dino
Postagem do ministro Flávio Dino foi feita pouco mais de uma hora depois do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Morais homologar o acordo e conceder liberdade provisória a Mauro Cid (foto: Leandro Couri/EM/D.A)
O ministro da Justiça, Flávio Dino, elogiou a Polícia Federal pela atuação no acordo de delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL).


Em publicação nas redes sociais neste sábado (9), Dino afirmou que a instituição cumpriu a legislação em seu trabalho de firmar o compromisso com o oficial do Exército. A delação foi homologada também neste sábado.


"Minhas homenagens à equipe da Polícia Federal que atuou para o andamento da colaboração premiada do Sr. Mauro Cid. A Polícia Federal atuou com seriedade, profissionalismo e pleno atendimento à Constituição, às leis e à jurisprudência do STF", escreveu o ministro da Justiça do governo Lula.


A postagem foi feita pouco mais de uma hora após a notícia de que o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Morais homologou o acordo e concedeu a ele liberdade provisória.


Cid é acusado de ter adulterado o cartão de vacina de Bolsonaro e familiares

 

A PF está subordinada ao Ministério da Justiça e tem autonomia em relação ao governo, mas integrantes têm avaliado que a corporação vem tendo relação próxima com o Palácio do Planalto. O chefe da PF é Andrei Rodrigues, que tem feito questão de manter a imagem de homem de confiança do presidente Lula.


Anteriormente, a jornalistas, Dino adiantou novidades de investigações em andamento, como em coletiva em julho no caso envolvendo a morte da vereadora Marielle Franco. De acordo com a lei, somente partes de processos podem ter acesso a dados de apurações.


Mauro Cid estava preso desde maio deste ano acusado de ter adulterado o cartão de vacina de Bolsonaro e familiares.

Pesam sobre o militar outras acusações. Ele é acusado de vender ilegalmente joias entregues ao governo Bolsonaro e de ter atuado no vazamento de um inquérito sigiloso sobre um ataque hacker ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), além de outros crimes.


Políticos governistas também comentaram a homologação da delação de Cid neste sábado. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, postou nas redes sociais que "além de delatar, Mauro Cid ainda oferece um catálogo de temas para entregar o inelegível. Por aqui, aguardamos".


Em outra postagem, Gleisi comentou: "Delação validada! É bom o inelegível Jair se preparando para responder por seus crimes".

A deputada Jandira Feghali (PC do B -RJ) postou: "está chegando a hora de confirmar o que todos sabemos sobre o 8 de janeiro: Bolsonaro planejou, forneceu recursos e incentivou um golpe. Já está inelegível. Falta ser preso por todo o mal que causou".

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) postou que "a casa tá caindo!", expressão também usada por Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)