(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

Dino para bolsonaristas na CPMI: 'Não adianta ficar inventando fatos'

Dino citou três "verdades comprovadas" ao criticar os parlamentares do núcleo bolsonarista na CPMI do 8/1


01/08/2023 15:15 - atualizado 01/08/2023 15:58
440

Flávio Dino
Dino afirma que os opositores fracassaram ao tentar fraudar as eleições e dar um "golpe de estado" (foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Muito questionado pelos parlamentares da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos antidemocráticos, o ministro da Justiça Flávio Dino se defendeu das acusações de omissão durante os ataques de 8 de janeiro. Em suas redes sociais, o membro do primeiro escalão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) listou três “verdades comprovadas”.

Segundo Dino, os opositores tentaram fraudar as eleições de 2022, dar um golpe de estado entre outubro e janeiro de 2023, e ainda tentaram explodir o aeroporto de Brasília, mas fracassaram em todas as oportunidades.

“Essas são verdades comprovadas. Não adianta ficar inventando 'fatos' para encobrir tais verdades. E vamos seguir governando e cuidando da população. Muito trabalho para reconstruir o Brasil”, disse Flávio Dino.



O ministro tinha sido requisitado a ceder as imagens do seu ministério no dia dos ataques em Brasília, mas havia negado o acesso. Dino alega que as imagens não podem ser compartilhadas por estarem em “sede de investigação criminal”. “Esta decisão administrativa visa preservar a autoridade do Poder Judiciário”, disse o Ministério da Justiça.

Hoje (1/8), o presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União-BA), deu 48 horas para que o ministro envie as imagens ao colegiado. Passado o prazo estabelecido, a comissão acionará o Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão de Arthur Maia ocorreu após um desentendimento entre parlamentares da oposição e da situação. Os aliados de Dino pediram que a solicitação fosse feita diretamente ao ministro, já os bolsonaristas lembraram que a Comissão tem poder de investigação criminal prevista na Constituição e o envio das imagens, após requerimento, seria uma obrigação do ministro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)