
Na época, a mudança criou o rumor de que a então presidente seria adepta do ateísmo, o que rendeu críticas de opositores da ala conservadora. No entanto, o objeto foi retirado pois faz parte do acervo pessoal do presidente Lula, que recebeu a escultura de presente de José Alberto de Camargo, diretor da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), em 2003.
A peça também foi alvo do ex-procurador da Lava-Jato, Deltan Dallagnol, que achava que Lula teria roubado a peça e afirmou ser de autoria de Aleijadinho. A obra foi esculpida por um artista português do Século XVI.
A imagem estava guardada no Museu da República, mas o presidente mandou buscar quando retornou ao Planalto em Janeiro. “Eu já voltei, agora você vai voltar. E, juntos, nós vamos mudar esse País", disse.
