(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DEPUTADOS E SENADORES

Lula afirma que não adianta reclamar do Congresso Nacional

Presidente afirmou que é preciso cultivar uma relação civilizada e democrática com os parlamentares e que eles não são subordinados


14/07/2023 16:00 - atualizado 14/07/2023 16:01
440


Durante evento de sanção da lei do Novo Mais Médicos, nesta sexta-feira (14/7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a relação do Planalto com o Congresso Nacional melhorou em relação aos últimos anos. O petista destaca que é importante cultivar uma relação civilizada e democrática com os parlamentares.

“Eles não são subordinados ao presidente da República, que aquilo que a gente manda é aprovado. Nós temos que mandar (demandas) e convencer que aquilo é importante ser aprovado e, às vezes, aceitar as mudanças deles”, disse.

O presidente sofreu nos primeiros momentos do mandato com a articulação entre os parlamentares. Inicialmente, o governo petista teve derrotas como, por exemplo, na votação do Marco do Saneamento e no Projeto de Lei (PL) das Fake News. A relação chegou a ser criticada pelo próprio presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Lula destaca que a situação faz parte do jogo político e que não adianta reclamar do Congresso. “O Congresso pode ter o defeito que vocês quiserem que tenha, mas ele é a cara de vocês no dia da eleição. Ele é o 'estado de espírito' de cada um de nós quando foi digitar o número do candidato. Não adianta reclamar, se quiser melhor só nas próximas eleições”, disse.

Com uma melhor articulação, liberando emendas e cargos, o governo conseguiu aprovar medidas importantes, entre elas a Reforma Tributária e o Arcabouço Fiscal.

Lula discursando
Presidente destaca que o congresso é a cara da população durante as eleições (foto: TV Brasil/Reprodução)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)