(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INELEGÍVEL

Bolsonaro inelegível: voto de Cármen Lúcia forma maioria no TSE

Voto da ministra foi decisivo para definir o futuro político do ex-presidente Jair Bolsonaro; placar pela condenação está em 4 a 1


30/06/2023 12:35 - atualizado 30/06/2023 14:06
440

Com o voto da ministra Cármen Lúcia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos. Até o momento, o placar pela inelegibilidade de Bolsonaro está em 4 a 1. Condenado, ele ficará fora das eleições até 2030.

 
Cármen Lúcia começou seu voto afirmando que não iria se alongar e logo definiu que votaria contra o ex-presidente. Ela ainda destacou as questões técnicas ensejadas na ação movida pelo PDT.

“Estamos aqui para tratar de uma ocorrência comprovada, constatada, que teria de alguma forma tisnado a normalidade e legitimidade do pleito eleitoral e eventualmente poderia ser considerado contrário aos princípios constitucionais”, destacou a ministra, que também defendeu a seriedade do processo, questionado pelo ex-presidente nos últimos dias.

“Há muito questionamento até porque julgamos com muita frequência esse tipo de ação, basicamente em relação a casos municipais e até mesmo estaduais. É claro que é sério, é grave, como em qualquer julgamento. O eleitor tem o direito de saber o porque ele teria votado ou porque ele votou e, nesse caso, não foram poucos votos”, afirma
 
Bolsonaro com expressão triste. No entorno dele, algumas pessoas
TSE forma maioria para tornar ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
 

Votam ainda hoje o ministro Kassio Nunes Marques, que também deve ir a favor da absolvição de Jair Bolsonaro, e o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, que deve votar pela condenação.

Quando condenado, Bolsonaro ainda poderá recorrer da decisão ao TSE ou ao Supremo Tribunal Federal (STF), o que a defesa do ex-presidente já sinalizou que deve fazer. 
 

Ação no TSE



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)