(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CÂMARA DOS DEPUTADOS

Deputada é interrompida por presidente da CPI do MST ao falar sobre 8/1

Sâmia Bomfim lia uma notícia que liga o presidente da comissão, Coronel Zucco, com os atos antidemocráticos do 8 de janeiro


23/05/2023 17:56 - atualizado 24/05/2023 12:16
440

A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) teve sua fala interrompida durante a primeira sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), nesta terça-feira (23/5). A parlamentar lia uma notícia contra o presidente do colegiado, Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), quando teve o microfone cortado por ele.

A parlamentar defendia o movimento no início da sua fala. “Quem faz negócio com terra, não é o movimento sem terra, deputado. Quem faz negócio, sujeira com terra pública, são os grileiros, madeireiros, aqueles que desmatam, aqueles que invadem terra de proteção ambiental, que aqui vários conhecem bem o que eu to falando”, disse.

Samia então começou a falar sobre a notícia de que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal (PF) retome as investigações contra Zucco por envolvimento nos atos antidemocráticos do 8 de janeiro. “Até agora o senhor falava que era uma mentira”, continuou até que o microfone fosse cortado.

CPI do MST
Presidente da CPI do MST será investigado por participação nos atos antidemocráticos (foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
Um princípio de confusão então começou durante a reunião de apresentação do plano de trabalho da CPI. A deputada ressaltou que isso não aconteceria, se o presidente não interrompesse seu tempo de fala, que era regimental. “O autoritarismo e a gama de calar nossas vozes é tão grande, que o senhor cria uma situação constrangedora e depois é obrigado a cumprir o regimento”, disse.

Zucco tentou se explicar sobre o ocorrido e se defender sobre o envolvimento no dia 8 de janeiro. “Não vamos permitir ataques pessoas. Sobre essa nota que a senhora falou, já tinha respondido. Deputada Samia, isso não é pauta da CPI”, disse.

A parlamentar, no entanto, rebateu dizendo que estava apenas lendo uma notícia pública. “Não precisa prestar seu depoimento pra mim, é para a Polícia Federal. O senhor vai responder na justiça pelos crimes que tentou cometer contra o país”, disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)