(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NO JAPÃO

Lula inicia maratona de reuniões bilaterais na cúpula do G7

Presidente desembarcou em Hiroshima para encontros com líderes de outros países, inclusive emergentes


19/05/2023 04:00 - atualizado 19/05/2023 07:43
440

Lula chegou ao Japão pouco antes da meia-noite (horário local) de ontem. Ele fica no país até segunda-feira
Lula chegou ao Japão pouco antes da meia-noite (horário local) de ontem. Ele fica no país até segunda-feira (foto: RICARDO STUCKHERT/PR)

Hiroshima, Japão – O avião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pousou no aeroporto de Hiroshima minutos antes da meia-noite (horário local) de ontem, e a comitiva seguiu direto para o Ana Crowne Plaza Hotel, onde ele ficará até segunda-feira, quando volta ao Brasil.
 
Pelo Twitter, com fotos da chegada, Lula afirmou: “Chegamos em Hiroshima, para a reunião do G7. A primeira que o Brasil participa desde 2009. A agenda de encontros bilaterais começa amanhã [hoje]. Uma reunião com o primeiro-ministro da Austrália. E agora boa noite porque aqui está tarde”.
 
Apesar da recomendação médica para reduzir o ritmo de viagens, devido à possibilidade de ter que se submeter cirurgia no quadril, Lula vai cumprir nos próximos três dias uma maratona de reuniões bilaterais e coletivas durante a cúpula do G7, grupo com algumas das maiores economias do mundo.

O brasileiro e outros líderes de países emergentes foram convidados para o encontro anual. É a sétima vez que Lula participa do evento nessa condição. Ele hesitou em ir, mas acabou aceitando na última semana o convite feito pelo Japão. Pela ordem, Lula vai se reunir com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, no fim da tarde de hoje.

Amanhã, foram programadas reuniões com o primeiro-ministro Fumio Kishida, do Japão, e o presidente da Indonésia, Joko Widodo. No encontro com o primeiro-ministro japonês, que o convidou para o G7, Lula vai tratar de investimentos, cooperação na área de descarbonização e integração da comunidade brasileira no Japão, que tem cerca de 200 mil pessoas, e ainda de esforços para encerrar a guerra na Ucrânia e para combater as mudanças climáticas.

Depois, Lula fará reuniões separadas com Emmanuel Macron, presidente da França, e com Olaf Scholz, primeiro-ministro da Alemanha, os principais líderes europeus. Na tarde de domingo, os encontros serão com o português António Guterres, secretário-geral da ONU, e com Pham Minh Chinh, primeiro-ministro do Vietnã. Ainda estão em tratativas os primeiros-ministros Narendra Modi, da Índia, e Justin Trudeau, do Canadá.

As bilaterais serão entremeadas, amanhã e no domingo, pela participação do brasileiro em três sessões de trabalho da programação oficial da cúpula, quando ele e os demais líderes deverão fazer pronunciamentos curtos, de três minutos cada um.

Na primeira, amanhã, intitulada “Trabalhando juntos para enfrentar múltiplas crises”, serão abordadas problemas de alimentação ou fome, saúde, desenvolvimento e gênero. E ainda sobre “Esforços conjuntos para um planeta resiliente e sustentável”. Os temas serão clima, energia e meio ambiente.

No domingo, “Rumo a um mundo pacífico, estável e próspero”, quando deve ser abordada a guerra da Ucrânia. O conflito é uma das prioridades para Lula, que tenta organizar um grupo de países neutros para negociar um acordo de paz. O governo brasileiro trabalha para que uma das declarações finais do G7 reflita a visão do Brasil a respeito da guerra e acredita que deve haver um consenso em relação à segurança alimentar. A invasão da Ucrânia pela Rússia começou em fevereiro de 2022 e já deixou milhares de mortos e refugiados, além de impactar na produção e na distribuição global de alimentos e energia. (Folhapress e outras agências)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)