(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRABALHADORES SEM TERRA

Mourão sobre o MST no 'Conselhão': ' É o governo da destruição'

Governo Lula vai incluir representantes do movimento no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, em meio a risco de CPI


02/05/2023 10:20 - atualizado 02/05/2023 10:40

Hamilton Mourão
Mourão afirmou que a escolha para o "conselhão" confirma ligação do governo com o MST (foto: Pedro França/Agência Senado)
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) criticou a decisão do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de incluir o MST no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, popularmente chamado de Conselhão. A iniciativa foi anunciada pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, na noite de sábado (29/4).

Para o ex-vice-presidente de Jair Bolsonaro (PL), a escolha do governo chancela sua ligação com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. “Um movimento que adota práticas criminosas ao invadir e destruir propriedades privadas. É o governo da destruição”, exclamou Mourão.




Padilha chegou a defender o MST contra o colegiado. "Aproveito para ressaltar que não existe nenhum fato determinado, como exige a Constituição, para a criação de eventual CPI sobre o MST", disse o ministro.

Os blocos partidários ainda precisam indicar os membros que irão compor a comissão. O favorito para assumir a relatoria é o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (PL-SP), enquanto a presidência deve ficar com o deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS). 

O núcleo Bolsonarista na Câmara dos Deputados vê uma oportunidade de desgastar o governo Lula com a CPI do MST, já que o movimento é um aliado histórico e importante do petista. Ao mesmo tempo, setores do agronegócio condenam os militantes e recebem apoio de governadores, que criticam abertamente as invasões de terra.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)