(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

Empresário nega participação em atos golpistas e é desmentido com foto

Joveci Xavier de Andrade foi a sexta pessoa a ser ouvida na CPI que apura os atos antidemocráticos que aconteceram em Brasília no início de 2023


13/04/2023 20:42 - atualizado 13/04/2023 20:57

Empresário bolsonarista Joveci Xavier de Andrade
Empresário é suspeito de ter financiado as manifestações antidemocráticas em Brasília (foto: TV Câmara / Reprodução)
O empresário bolsonarista Joveci Xavier de Andrade, convocado para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do Distrito Federal, que apura os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro, foi desmentido durante a sessão desta quinta-feira (13/4), ao negar ter participado das manifestações. 
Logo no início de seu depoimento, Andrade foi questionado pelo presidente da comissão, deputado federal Chico Vigilante (PT-DF), sobre sua atuação nos acampamentos e manifestações que culminaram na invasão dos prédios do Congresso Federal, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto. De prontidão, o empresário afirma que não foi a nenhum ato. Ele é suspeito de ter financiado as manifestações.

Em seguida, o parlamentar apresenta uma foto do depoente segurando um cartaz escrito “supremo é o povo” e vestido com a camisa verde e amarela da seleção brasileira. Na imagem, Andrade aparece ao lado de várias pessoas no que aparenta ser uma manifestação dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Ao ser novamente questionado, Andrade diz que não entendeu o “participar”, como sinônimo dele ter ido aos atos. “Eu não entendi assim o 'participar' como ir lá. Ir ao QG (quartel general) eu fui. Umas três vezes. Eu entendo o 'participar' de forma diferente”.

CPI dos Atos Antidemocráticos

Comissão Parlamentar de Inquérito apura os atos ocorridos em Brasília entre os dias 12 de dezembro de 2022 e 8 de janeiro de 2023. Seis pessoas já foram ouvidas pelos deputados da Câmara Legislativa da capital federal. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)