(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PESQUISA IPEC

Evangélicos são os que mais acreditam na chance de o Brasil virar comunista

Pesquisa Ipec aponta que 44% dos brasileiros acreditam na possibilidade do país instaurar o comunismo. Destes, 57% são evangélicos


19/03/2023 11:59 - atualizado 19/03/2023 12:30

Lula
Entre os evangélicos, 43% acreditam que há possibilidade do regime comunista ser instaurado em razão do governo Lula (foto: Reprodução/AFP)
Segundo a nova pesquisa do Ipec, os evangélicos são os que mais acreditam na chance de o Brasil adotar o regime comunista. Conforme o levantamento, 44% dos brasileiros têm essa crença e, destes, 57% são evangélicos e acreditam totalmente ou em parte na possibilidade. Considerando os católicos, o número cai para 39%.

A "ameaça comunista" foi tema recorrente nos discursos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mesmo antes de sua eleição, durante o governo (2019 - 2022) e também no decorrer da tentativa de reeleição. 

Entre os evangélicos - grande parte do público do ex-presidente Jair Bolsonaro - 43% acreditam que há possibilidade do regime comunista ser instaurado em razão do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Outros 14% concordam em parte que há relação entre o presidente Lula e a possibilidade do comunismo no país. 36% descartam a afirmação.


A pesquisa ainda aponta uma correlação entre a desaprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aqueles que acreditam que o comunismo é uma possibilidade. 81% dos brasileiros que avaliam mal o governo Lula (ruim ou péssimo) concordam com a possibilidade.

Os que consideram uma boa gestão (ótima ou boa) e acreditam na possibilidade de comunismo são 19%.


A pesquisa


A pesquisa do Ipec foi divulgada pelo jornal O Globo. O levantamento foi feito entre os dias 2 e 6 de março e contou com 2 mil entrevistados de 16 anos ou mais de todo o país. A margem de erro máxima estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, para um nível de confiança de 95%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)