(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas APROVAÇÃO

Lula supera aprovação do governo Bolsonaro, aponta pesquisa Ipec

Início do terceiro mandato de Lula supera aprovação do governo anterior, mas atual presidente perde para si mesmo em comparação aos dois primeiros mandatos


19/03/2023 10:27 - atualizado 19/03/2023 11:56

Lula a esquerda e Bolsonaro a direita
Início do mandato de Lula supera aprovação do governo Bolsonaro (foto: Mauro Pimentel/AFP)
Nova pesquisa do Ipec, divulgada neste domingo (19/3), aponta que a aprovação do início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) supera a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu antecessor.

De acordo com o levantamento, 41% dos brasileiros classificam a administração do governo Lula como boa ou ótima. Para 24% dos brasileiros, a gestão é ruim ou péssima. E outros 30% consideram o início do mandato regular. 

Em março de 2019, a avaliação positiva do governo Bolsonaro era de 34% da população. Na época, 24% dos brasileiros classificavam a gestão como ruim ou péssima e 34% como regular. O melhor levantamento da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro foi no primeiro mês do seu mandato, em janeiro de 2019, quando atingiu 49% de aprovação.

Após isso, apenas em setembro de 2020, o governo Jair Bolsonaro teve 40% de aprovação. Vale lembrar que a avaliação foi impactada pelo auxílio emergencial pago durante a pandemia do coronavírus, visto como algo positivo do governo para muitos dos cidadãos.
 

Lula perde para seus dois primeiros mandatos


Apesar de superar o governo Bolsonaro, o presidente Lula perde para si mesmo nas avaliações dos seus dois primeiros mandatos: 2003 - 2006; 2007 - 2010. 

Em março de 2003, no primeiro mandato do petista, a avaliação positiva do presidente era de 51%. Na época, a reprovação do governo era de apenas 7%. Outros 36% classificavam a gestão como regular.

Já em março de 2007, pouco após a reeleição, 49% dos brasileiros avaliavam a gestão como boa ou ótima. No entanto, naquele momento a reprovação do governo Lula começava a aumentar: 16% avaliavam como ruim ou péssimo. 

Na época, 33% dos brasileiros avaliavam o início do segundo mandato do petista como regular.

A pesquisa


A pesquisa do Ipec foi divulgada pelo jornal O Globo. O levantamento foi feito entre os dias 2 e 6 de março e contou com 2 mil entrevistados de 16 anos ou mais de todo o país. A margem de erro máxima estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, para um nível de confiança de 95%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)