(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AUTONOMIA DO BC

Rubens Menin defende independência do BC, mas é contra juros altos

Dono da MRV afirma que os juros elevados "prejudicam principalmente nossa população mais pobre"; atuação do Banco Central também é alvo de críticas de Lula


11/02/2023 21:13 - atualizado 11/02/2023 21:33

Rubens Menin
Empresário Rubens Menin saiu em defesa da queda da taxa básica de juros (foto: Reprodução/Divulgação)
O empresário Rubens Menin, fundador e presidente da MRV Engenharia, usou as redes sociais para criticar a taxa de juros elevada, mantida atualmente pelo Banco Central (BC) em 13,75%, maior patamar em seis anos.

"Fazer negócios numa economia com altas taxas de juros é igual nadar contra a correnteza, difícil e improdutivo", disse em uma postagem no Twitter. Ele, no entanto, defendeu a independência do órgão e destacou que juros são uma consequência e não a causa do problema.

A autonomia operacional do BC foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com o objetivo de garantir que a atuação da autoridade monetária não seja ditada pelo governo.



"Da mesma forma que fazemos enormes esforços para combater a inflação, devemos fazer um pacto nacional para combater o outro vilão que são os altos juros, ambos nocivos para nosso desenvolvimento econômico e que prejudicam principalmente nossa população mais pobre", completou Menin.

Lula pressiona BC a reduzir taxa de juros


Nos últimos dias, o presidente Lula (PT) fez reiteradas e duras críticas à atuação do BC, que é comandado pelo economista Roberto Campos Neto, indicado ao cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Lula defende uma queda da taxa de juros, definida pela autoridade monetária, e também questiona a independência do órgão.


"É só ver a carta do Copom para a gente saber que é uma vergonha esse aumento de juros e a explicação que eles deram para a sociedade brasileira", declarou o petista em coletiva de imprensa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)