(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GOIAS

Lula agradece Caiado por apoio durante atos golpistas em Brasília

Caiado era apoiador de Jair Bolsonaro (PL), mas repudiou os atos antidemocráticos que ocorreram no dia 8 de janeiro


27/01/2023 16:35 - atualizado 27/01/2023 16:51

Montagem: Caiado x Lula
Durante a reunião com Lula (à dir.), Caiado (à esq.) falou sobre a importância de romper o 'ciclo da pobreza' (foto: Agência Brasil/Reprodução - Ricardo Stuckert/PR)
Durante reunião com os governadores, nesta sexta-feira (27/1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um agradecimento especial ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), por bloquear ônibus que continham bolsonaristas golpistas nas divisas entre o estado e o Distrito Federal.

Caiado era apoiador de Jair Bolsonaro (PL), mas repudiou os atos antidemocráticos que ocorreram no dia 8 de janeiro. Bolsonaristas golpistas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.

Durante a reunião, Caiado ressaltou a importância de romper o "ciclo da pobreza”. Depois da sua fala, o presidente pediu a palavra para agradecê-lo pelas ações tomadas contra os golpistas.
Lula defendeu que Caiado prestou “apoio e suporte” durante um momento tão difícil para a democracia.

Na reunião, Caiado levou três pautas para discutir com o presidente. Foram elas: a construção do Hospital estadual de câncer de Barretos; a melhoria do transporte público entre Goiás e o Distrito Federal; e a agricultura familiar de frutas no Vão do Paranã.

Conselho da Federação

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, confirmou a criação do Conselho da Federação, formado pelos governadores e o presidente Lula. 

De acordo com ele, o conselho terá a missão de tratar agendas comuns entre o governo, o estado e também municípios.

“Será instalado conselho permanente da federação como instrumento único e inovador para discutir agendas comuns, para construir conjunto de ações, como de combate à fome, desafios do acesso à saúde, recuperação de aprendizagem, de estruturas de proteção ambiental e ambiente econômico seguro, com previsibilidade para quem quiser investir no país, e conduzir reposicionamento do país no mundo”, afirmou o ministro.

O grupo, intitulado Conselho da Federação, será composto da seguinte forma:

  • O governo federal será representado por Lula, pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e por Alexandre Padilha;
  • Seis participantes representarão os governadores;
  • Seis participantes representarão as entidades nacionais de municípios: a Frente Nacional de Prefeitos, a Confederação Nacional dos Municípios e a Associação Brasileira de Municípios.
Os governadores e os consórcios terão um prazo entre 3 e 10 de fevereiro para apresentar à gestão federal seus projetos prioritários de obras estruturantes.

A primeira diretriz é retomar obras paralisadas. Segundo Padilha, são mais de 10 mil casos..

A partir de 13 de fevereiro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, conduzirá reuniões com cada governador.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)