(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ASFIXIA

Dino diz que pediu indenização a família de homem sufocado em carro da PRF

Ministro da Justiça recordou caso de maio de 2022. Genivaldo foi abordado pela PRF e morreu após ser colocado no porta-mala de viatura com bomba de gás


06/01/2023 17:14 - atualizado 06/01/2023 17:22

Flávio Dino, ministro da Justiça
Flávio Dino assumiu como ministro da Justiça a convite de Lula (foto: MAURO PIMENTEL / AFP)
O ministro da Justiça afirmou nesta sexta-feira (6/1) em publicação no Twitter que o pagamento é "legalmente cabível".


Genivaldo de Jesus dos Santos foi morto em maio do ano passado na cidade de Umbaúba (SE) após ser colocado no porta-malas de uma viatura da PRF (Polícia Rodoviária Federal) com bombas de gás lacrimogêneo.


Segundo laudo do IML (Instituto Médico Legal), a causa da morte dele foi "insuficiência aguda secundária a asfixia".


Em setembro, a PF (Polícia Federal) indiciou os três agentes da PRF que participaram da ação. As acusações foram de abuso de autoridade e homicídio qualificado por asfixia e sem meios de defesa.

Entenda o caso

Genivaldo dirigia uma motocicleta na tarde de 25 de maio quando foi abordado em uma blitz na rodovia BR-101, em Umbaúba.


O sobrinho Wallison de Jesus Santos contou ao UOL que os policiais deram ordem para o tio parar com a moto --o que, segundo ele, foi prontamente obedecido por Genivaldo.


Os policiais então pediram para que ele levantasse a camisa e o rapaz teria afirmado que estava com os remédios psiquiátricos no bolso e tinha a receita médica para provar os transtornos.


Ao ver o início de uma truculência contra o tio, Wallison deu o alerta aos policiais confirmando o que o tio havia dito.


Ao chamar reforços no microfone, os policiais começaram uma série de agressões. O homem então foi jogado no porta-malas de uma viatura da PRF, sob fumaça intensa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)